quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Vamos montar um Quebra-cabeça?






A nova mania da Bia agora é brincar de montar quebra-cabeça... EU adoro!!!!


Segundo o Wikipédia é um jogo onde um jogador deve resolver um problema proposto. Nesse tipo de jogo, o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física.


Feito de madeira, o primeiro quebra-cabeça foi criado pelo inglês John Spilsbury e continha o desenho do mapa da Inglaterra. A ideia de Spilsbury era criar um material didático extra para as aulas de geografia, uma espécie de Atlas interativo.

Hoje em dia os mais comuns são feitos em algum tipo papel resistente e possuem as mais variadas imagens impressas, a Bia sempre pede dos personagens preferidos dela, mas também temos com números, com o alfabeto, tudo pra ir aprendendo enquanto brinca. Hoje já existem tipos de quebra-cabeça que fogem do tradicional, tem os 3D, os ovais, livros quebra-cabeça, etc. Dá até para fazer o quebra-cabeça em casa: você pega uma foto da criança ou uma imagem que ela goste, cola em um papel cartão e recorta formando peças que se encaixem.
 
 
Eu gosto que a Bia brinque de quebra-cabeça porque é uma atividade que desenvolve várias áreas: Melhora a capacidade da criança em resolver problemas, aumenta o raciocínio, melhora a percepção visual, espacial e sua sensibilidade. Melhora também as habilidades motoras mais delicadas, que exijam firmeza das mãos. Além de ser um Entretenimento portátil e barato – não necessita de baterias;

Além disso quando uma criança brinca com um quebra-cabeça ela se vê diante de um desafio: ordenar todas as peças para conseguir monta-lo. Assim, ela desenvolve a autoconfiança na resolução de problemas, além de aprender a lidar com situações frustrantes, que ocorrem quando a criança tenta encaixar uma peça e ela não encaixa.

 


Quando montado em conjunto com outra pessoa o quebra-cabeça se mostra um bom instrumento de cooperação e socialização, pois elas tem que se ajudar pra alcançar um objetivo comum: terminar de montar!!
Consciente dos benefícios do quebra-cabeça, o professor Toru Kumon, fundador do método Kumon, sempre estimulou os pais para trabalharem o quebra-cabeça com os filhos. Para ele, até os bebês já podem começar a montar quebra-cabeças. O ideal é que se inicie com joguinhos de encaixe, os de espuma e com poucas peças. À medida que a criança vai dominando os mais simples, pode-se começar, gradativamente, a introduzir alguns um pouco mais complexos, sempre cuidando para que eles não sejam difíceis demais.
Eu comecei dando uns de poucas peças e fui aumentando gradativamente: 4, 9, 12.... Agora estamos em um de 60 peças. Também montamos juntas alguns de 100 peças, mas ela ainda mostra dificuldade.

Gosto de montar com ela, ficar ali debruçada em cima das peças, enquanto tentamos encaixa-las, vê-la tentando, errando e acertando e comemorar cada peça colocada no lugar!!!! Pra mim não existe melhor maneira pra aplicar meu tempo: em atividades prazerosas com meus filhos!!!

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