sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Alimentação de 1 a 3 anos o que preciso saber?



Quando se trata da alimentação dos pequenos nos mamães ficamos sempre ansiosas para saber o que podemos oferecer e quando introduzir determinados alimentos. Eu como mãe e médica, confesso que sou meio neurótica com a dieta de Henrique (2 anos e 10 meses). Adorei o convite para falar sobre esse tema e tentarei tira algumas duvidas frequentes entre nos.
Em primeiro lugar, depois do primeiro ano de vida as necessidades nutricionais diminuem bastante. Fique calma (difícil!!!) e ofereça alimentos nutritivos e saudáveis para o seu filho, mas deixe que ele decida o quanto quer comer.
Estabeleça uma rotina de horários para refeições e lanches; Isso é o mais importante.
Faça da refeição um momento interessante e divertido. Oferecer uma fruta ou outra guloseima doce após o almoço, é uma boa estratégia, porém não como forma de compensação, senão ele vai dar mais valor ao doce. Podemos usar salada de frutas, iogurte, sorvete com frutas ou mel. Sempre que puder coma junto com seu filho isso será estimulo para ele.
A dieta deve ser balanceada com todos os nutrientes: carboidratos(macarrão, arroz, batata, Pães), frutas, legumes e verduras, alimentos ricos em ferro e proteínas (carne, frango, peixe, ovos, feijão), leite, queijos e iogurtes também devem fazer parte do cardápio.
No caso de alimentos industrializados, tais como hambúrgueres, almôndegas ou frango empanado, verifique na embalagem não só a quantidade de gordura mas também a de sódio. Sódio demais é prejudicial, e esse tipo de alimento costuma exagerar na dose.
É muito importante respeitar as preferências da criança, umas gostam da comida mais molhadinha, outros dos alimentos todos separados, porem não faca uma comida especial só para ele, ofereça o que todos da família estiverem comendo.
Com relação às bebidas ofereça seis a oito copinhos de bebida por dia, junto às refeições ou lanchinho, porem água nos intervalos e sempre que ele pedir. Vá tentando eliminar a mamadeira trocando por copos comuns ou com tampa. Lembre-se de escovar sempre os dentinhos após as refeições, não é dentistas?
Doces e chocolates só de vez em quando, e os "adorados” salgadinhos uma vez por semana devido a grande quantidade de sódio.
Os suplementos de vitaminas só devem ser dados com indicação do pediatra, uma alimentação balanceada já oferece todos os nutrientes necessários.
Por fim segue duas receitinhas (uma de sobremesa e outra de sanduíche) para crianças  que achei muito interessantes e espero que sejam úteis para todas as mamães. Acho aprendi muito lendo sobre alimentação para crianças e que as dicas possam ser aproveitadas por vocês! Fiquei menos neurótica com a alimentação do meu pimpolho.

Beijos, Karlla Santana Chaves, mãe de Henrique (2 anos e 10 meses), medica gastroenterologista e curiosa de Mão cheia...

Banana com chocolate
Ingredientes
. 6 bananas nanicas maduras
. 250g de chocolate ao leite picado
. Chocolate granulado a gosto
Modo de Preparo
Deixe as bananas com casca no freezer durante 3 horas no mínimo. Derreta o chocolate em banho maria. Deixe esfriar e coloque em copo alto. Retire as bananas do freezer, tire as cascas e corte-as ao meio. Espete palitos de sorvete, banhe-as no chocolate e seguida cubra com chocolate granulado. Coloque-as em um prato e leve a geladeira até firmar. Sirva em seguida.
Dica: As bananas devem ser consumidas no mesmo dia de preparo.
Preparo: Rápido (até 30 minutos) Rendimento: 12 Dificuldade: Fácil Categoria: Doce caseiro Calorias: 178


Sanduichinho de frango

ingredientes
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de ricota amassada
1 xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado
2 folhas de alface (opcional)
4 tomates cerejas em rodelas
4 colheres (sopa) de cenoura ralada
4 fatias de pão de forma integral
6 colheres (sopa) cheias de Baunilha

modo de preparo
Numa tigela, misture a ricota com 1/2 xícara (chá) de água e o sal.
Adicione o frango desfiado e mexa bastante.
Ponha o creme sobre duas fatias de pão, as folhas de alface, as rodelas de tomate e a cenoura ralada.
Finalize com as outras fatias de pão, corte ao meio e sirva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário