segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Vacinas: O que você precisa saber sobre o calendario de vacinação



Dia de vacina sempre dá um aperto no coração das mamães... A maioria não gosta nem de olhar... Agulha, picada, choro!!! Mas as vacinas são importantes aliados pra manter a saúde dos nossos bebês pois conferem imunidade contra várias doenças.



As vacinas geram sempre algumas dúvidas nas mamães: quais são obrigatórias?? Qual a diferença entre a vacina oferecida pela rede pública e a da particular?? Entre outras... Na época da Bia eu fiz todas as vacinas na rede pública, fiz na particular somente o que a pública não oferecia... Agora com o Caio eu fiz a maioria na particular, fiz na pública somente as vacinas que eram iguais... Nem sei explicar o porque dessas escolhas... Na primeira vez segui o script e fui no posto sempre que era dia de vacinar... Agora procurei saber as diferenças e escolhi baseado nelas e no fato de que o Caio adoece bem mais do que a Bia...

As vacinas podem ser produzidas a partir de organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados. Quando a pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância da vacina e produz uma defesa, os anticorpos. Esses anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro. Podem ser aplicadas por meio de injeção ou por via oral (pela boca).


Quando eu fui vacinar o Caio descobri que algumas vacinas tinham mudado em relação à época da Bia, atualmente a pentavalente combina a antiga vacina tretavalente (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo b) com a vacina contra a hepatite B em uma única vacina, o que diminui o numero de furadas no bebê (melhor assim, né???) e alguns tipos que antes não eram oferecidos pela rede pública agora são... Veja abaixo a tabela de como era e como ficou:

Ao nascer tem que ser dada a BCG e Hepatite B (igual na rede pública e particular)

BCG: Dose única dada no primeiro mês depois de nascimento, em bebês com mais de 2 kg, contra as formas mais graves de tuberculose. Se a cicatriz não se formar, recomenda-se uma segunda dose após 6 meses.
Hepatite B: Primeira dose do total de três ou quatro, dependendo do tipo. Dada de preferência nas primeiras 12 horas de vida, na maternidade, ou então logo depois da alta.


Aos 2 meses:

Pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B) - Primeira dose. Contra difteria, tétano, coqueluche, infecções provocadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b (como meningite, pneumonia e outras) e segunda dose contra a hepatite B. No esquema particular existe a versão acelular da DTP (DTaP), que dá menos reação, e que inclui a pólio, eliminando uma picada.

Pólio inativada -Primeira dose. Previne a poliomielite, ou paralisia infantil. Nos laboratórios particulares, pode ser encontrada junto com a pentavalente, formando a hexavalente.

Rotavírus monovalente - Primeira dose. Evita infecções pelo rotavírus, que causa vômito e diarreia. A vacina dada na rede particular protege contra cinco tipos do vírus, em vez de um só (mas nesse caso serão necessárias 3 doses ao invés de 2).

Pneumocócica conjugada 10-valente - Primeira dose. Evita alguns tipos de pneumonia e outras doenças causadas pela bactéria pneumococo. E, na rede particular, existe uma pneumocócica que protege contra 13 tipos da bactéria, ao invés das 10 do tipo da rede pública.

3 meses:

Meningococo C conjugada: Primeira dose. Protege contra a meningite e outras doenças disseminadas pela bactéria meningococo C. Igual na rede pública e particular.

4 meses

Pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B) - Segunda dose. Na Particular temos a opção de usar a versão acelular da DPT (DTaP), que causa menos reação, e já inclui a pólio inativada na mesma picada. Essa versão de pentavalente (DTaP, Hib, pólio inativada-IPV) é diferente da pentavalente brasileira, usada nos postos de saúde, que não contém a vacina contra pólio, e sim uma dose extra de vacina contra hepatite B.

Pólio inativada - Segunda dose. Na rede particular, pode ser dada junto com a DPaT + Hib.

Rotavírus oral -Segunda dose. Na particular a vacina inclui 5 tipos do vírus, em vez de um só.

Pneumocócica conjugada 10-valente - Segunda dose. Na particular há uma opção da pneumocócica contra 13 tipos da bactéria, em vez de dez.


5 meses:

Meningococo C conjugada: Segunda dose. Protege contra a meningite e outras doenças.

6 meses:

Pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B) -Terceira dose.

Pólio oral (VOP) -Terceira dose.

Pneumocócica conjugada 10-valente - Terceira dose.


Rotavírus: Terceira dose, prevista apenas no esquema de vacinação da rede particular (pentavalente, com esquema completo de três doses, aos 2, 4 e 6 meses). É obrigatória se criança tomou as duas primeiras doses da pentavalente.

9 meses:

Febre amarela: Dose única da vacina contra o vírus da febre amarela para crianças residentes em áreas consideradas de risco, ou que viajem para elas. Estados em que se recomenda a vacinação: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, partes dos Estados de São Paulo, Bahia, Paraná, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Igual para a rede pública e particular. Deve ser renovada a cada 10 anos.

1 ano:

Pneumocócica - Dose de reforço. Não há problema se houver diferença entre o tipo de vacina das primeiras doses e do reforço (10-valente ou 13-valente).

Tríplice viral - Primeira dose. Protege contra rubéola, sarampo e caxumba. A partir de agosto de 2013 a versão pública passa a ser a tetraviral, incluindo a imunização contra varicela (catapora).


Catapora (Varicela): Primeira dose de duas. Por enquanto é dada na rede particular, mas está prevista pra ser oferecida pela rede pública ainda este ano.

1 ano e 3 meses:

DTP - Dose de reforço. Não há obrigatoriedade de usar a mesma formulação das doses anteriores, elas são intercambiáveis. Na rede particular existe a opção de usar a versão acelular da DPT (DPaT).Esta versão pode incluir um reforço de Hib e de pólio inativada, tudo na mesma picada.

Pólio (gotinha) - Dose de reforço.

Meningocócica C conjugada -Dose de reforço.

4 anos:

DTP - Segunda dose de reforço. Na rede particular tem a Versão acelular da DPT e um reforço da pólio, em forma de gotinha ou na forma inativada, na mesma picada da tríplice. Não é obrigatório tomar o mesmo tipo das doses anteriores.

Um comentário:

  1. Gostei do tema! Não sabia das mudanças e é sempre bom estar atualizada. Quando meu segundo bebê nascer já estarei por dentro!

    ResponderExcluir