quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Itens de segurança: Como deixar sua casa segura para os pequenos!


 
Quem me conhece sabe que não sou daquelas que coloca os filhos em uma redoma de vidro (embora a vontade seja imensa!!!), quero que eles sejam apenas crianças, brinquem e se divirtam à vontade, mas para isso é fundamental oferecer um ambiente seguro para eles. Na rua isso nem sempre é possível, mas em casa existem acessórios que ajudam a oferecer segurança nos estágios iniciais de desenvolvimento da criança.

Em primeiro lugar devemos cobrir as tomadas, porque parece que os dedos dos pequenos tem verdadeira "atração" por aqueles buraquinhos... E não adianta colocar um protetor que saia muito fácil não, porque num instante eles aprendem a puxar.



Protetor de tomada



Quando as crianças começam a andar as "quinas" das mesas, dos armários, dos centros tornam-se bem perigosas, a criança pode cair e bater e fazer um machucado feio!!! O ideal é colocar protetores de quina em todos os cantos. Uma idéia bem legal que a amiga Priscilla Calheiros deu é aproveitar aqueles cantos que sobram no tapete de EVA pra cobrir as quinas, assim como na foto abaixo:


Dica: Priscilla Calheiros



Protetor de canto de mesa
 
Outro perigo para os dedos dos pequenos são as portas de armário e as gavetas... Pra eles existem travas que impedem que a criança abra. O chato só é que limita a exploração da criança nessa fase de desenvolvimento. Se você preferir pode usar o "salva-dedos" que impede que portas batam e fechem, machucando os dedos das crianças.



Cuidado também com toalhas de mesa, porque a acriança pode querer pegar algo que está em cima da mesa e puxar a toalha, ai já viu, né??

A televisão deve ficar presa na parede ou com algum suporte que prenda ela no móvel onde está segura. Hoje em dias as televisões são mais finas e leves, mas ainda podem causar acidentes...

Na cozinha gavetas que tem talheres devem ser sempre travadas. Armários que contém material de limpeza também e mesmo assim devemos deixa-los em lugares altos, inacessíveis pra os pequenos.

Também existe trava pra o fogão, pra impedir a criança de liga-lo. A trava de geladeira eu não uso porque gosto de estimular a independência da criança, mas só deixo ao alcance dela o que ela pode comer.

Se você mora em lugar com escada uma boa medida é coloca a grade... Não esqueça de ensinar seus filhos a segurar no corrimão pra subir e descer. Algumas mães usam a grade pra isolar a cozinha...

Em casas ou apartamentos de primeiro andar devemos também colocar as telas na varanda e nas janelas. Aqui eu coloquei em todas assim que engravidei.

Uma trava para tampa de vaso sanitário previne que as crianças tenham acesso ao vaso. Evita que coloquem as mãos ou a cabeça e também que joguem objetos lá dentro.

E por fim, pra sua noite ficar mais tranquila, tem a grade pra cama, que vai evitar que o seu filho caia da cama quando se virar... Útil pra crianças que se mexem muito como a minha...

Todos esses itens podem prevenir acidentes com nossos filhos e tê-los nos deixa tranquila, mas não esqueça de ensinar ao seu filho o que pode ser perigoso e como ele deve fazer para evitar se machucar porque temos que lembrar que por mais segura que esteja a nossa casa frequentamos outros lugares e quanto mais autonomia o seu filho tiver em casa, quanto mais ele souber evitar os perigos mais fácil será evita-los.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário