segunda-feira, 19 de agosto de 2013

INCENTIVO À LEITURA DESDE PEQUENO

* Tatiana Accioly

                Sem a pretensão de expor o tema de forma técnica ou aprofundada – até mesmo porque não sou pedagoga nem tenho formação científica em área afim – um tema que acho importante como mãe é o incentivo à leitura desde pequeno, mesmo quando a criança ainda não é alfabetizada.
               Pela experiência que vivo em casa com minha filha, de cinco anos, vejo como pode ser gratificante para as crianças a experiência com livros, mesmo quando ainda não sabem ler. Livros infantis e suas gravuras, texturas e cores estimulam a imaginação da criança e sua criatividade, além de propiciar bons momentos entre pais e filhos na contação de histórias. Outra vantagem é a construção do bom hábito da leitura e de estimular a criança a querer aprender e desvendar as letras e palavras, pois ficam ávidos por ler e entender o que tem nos livros.

                E tem pra todos os gostos, pra o pequeno leitor começar desde bebê sua leitura simbólica e visual de forma lúdica: livro de pano, livro de banho que é de plástico e pode molhar à vontade, livro-brinquedo, com sons, contos de fadas, clássicos, com pop-ups, educativos ... O importante para crianças é ter boas gravuras e uma história bonita, além do carinho e boa vontade de quem for contar a história – que se cair no gosto, provavelmente terá que ser recontada várias e várias vezes!

                 Um bom livro pode trazer tanto encanto para uma criança como um brinquedo e ser muito construtivo na sua formação. Tem de todos os preços, além de ser duradouro de modo que, se bem cuidado, pode durar anos e permitir a renovação do interesse, de maneira diferente e com novo olhar de acordo com a idade, ao longo do tempo. E depende principalmente dos pais incentivá-los – além da escola, para os que freqüentam. Acho interessante deixar livros ao alcance da criança (pelo menos alguns), para que ela possa espontaneamente pegar e folhear/ler quando tiver vontade, mesmo que sofram alguns eventuais amassões, a depender da idade da criança.
                Por fim, além de incentivar, cabe aos pais também tentar tornar o momento da leitura agradável e lúdico, sentar com seu(sua) filho(a) pra ler e efetivamente vivenciar com ele aquele momento. Seu filho, além sentir estímulo pela leitura e pelos livros, também sentirá todo o amor e carinho que existe entre vocês.
                Hoje, minha pequena leitora já se diz animada para contar muitas histórias e ler os livros (cujas estórias já decorou, pois ainda não é alfabetizada) para o irmãozinho que está pra chegar. E já me preparo para a inversão de papéis e ouvi-la contando muitas histórias quando efetivamente estiver alfabetizada... 
                Boa leitura a todos!


Tatiana Cabral Xavier Accioly, mãe de Sofia de 5 anos e de João Paulo, que está para chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário