quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Programas legais após a maternidade.

Dia desses uma amiga (que está grávida do segundo baby) perguntou sobre como era dar conta de dois se ela as vezes já ficava louquinha só com um. Minha resposta girou em torno da primeira coisa que sempre vem na minha cabeça quando falo sobre filhos, que é a mudança na rotina.
Quando engravidamos, ou melhor, quando pensamos em engravidar e falamos isso para as pessoas é quase inevitável escutar de alguém "se prepare que sua vida vai mudar para sempre" ou "então aproveite logo agora, porque depois não conseguira fazer um monte de coisas" ou até "que bom, também estou criando coragem!" E o pior que por mais exageradas que pareçam algumas colocações a verdade é que de fato a vida muda muito, para algumas pessoas mais, para outras menos, mas que muda muda e de maneira irreversível.

A diferença é que muitas vezes as pessoas acham que essas mudanças são coisas ruins, difíceis...mas não são não, ou pelo menos podem não ser, dependem apenas de em quanto os casais estão dispostos a fazerem adaptações em suas rotinas.
Uma coisa que acho que faz a diferença na forma de encarar as mudanças que vem com a chegada de um bebê é o perfil da mamãe, se você é uma pessoa que nunca gostou muito de sair, passear, viajar, curtir a noite...vai sentir as mudanças mas não vai sentir tanta falta de como as coisas eram antes do bebê. Mas se você, como EU rsrs, adora todas essas coisas, ainda corre o risco de alguma (ou algumas) vez (es) em um sábado a noite acordada, em meio a fraldas, choros e mamadeiras se pegar pensando: "caramba em outras épocas num dia como hoje eu estaria..."
 Sem aflições porque logo em seguida ao olhar para aquela carinha linda, gorda, fofa e cheirosa te olhando vai ter certeza que seus sábados nunca foram tão bons. 
Mas voltando ao título do post, existem varias coisas bem legais que podemos fazer nos dias livres com (e sem) os filhotes, é como se agora tivéssemos uma nova "agenda social" rs. 
1. Acordar mais cedo, tomar café em um lugar legal e depois fazer um passeio a pé.
Adoramos acordar no domingo cedo (cedo eles acordam todo dia, rsrs e nos também. Mas acordar mesmo, se arrumar e sair) e irmos a um café que tem perto de casa. Para nós é um programa delicia pois é pertinho, tomamos nosso café, conversamos e brincamos com eles e depois saímos pra dar uma volta a pé até a praia (que fica praticamente ao lado), vamos olhando os cachorros na rua, os pombos (que Caio amaa)  os ciclistas, e tudo que a gente ver quase todos os dias, mas não dá a mínima importância. O café é o que temos mais próximo, mas pode ser uma padaria, lanchonete, um parque...
2. Acampar.
Calma, ninguém precisa nem sair de casa se não quiser. Se tiver um quintal, podem ser montadas barracas de verdade, mas se não tiver (como nós) melhor ainda rsrs. É so construir a própria barraca, colchonetes, lençóis e lanternas (se tiver) já fazem um acampamento mais que legal. E depois é só pegar livros e ler um monte de historias ou simplesmente brincar. Eles adoram.
3. Passear em parques e pracinhas 
Esses são programas que adoro fazer com as crianças, mas prefiro sempre fazê-los durante a semana. Nos fins de semana geralmente esses lugares ficam muito lotados e "perdem" a essência da brincadeira calma e sem preocupação, pois a quantidade de pessoas faz com que a gente tem que ficar sempre alerta e não consigo relaxar. Já durante a semana, amamos ir ao parque. 
4. Dormir no quarto deles.
Inverter os papeis de vez em quando é bom, já que eles geralmente gostam tanto do quarto dos pais, que tal mudar por um dia pra o quarto deles? Claro que não precisa dormir literalmente, mas "fazer" caminhas no chão e fazer de conta que agora são os pais que irão dormir com os filhos é muito bom.
5. Programinha só a dois.
Esse é só para lembrar que não é por causa dos filhos que os pais irão deixar de fazer seus programas a dois, deixar com a babá, ou a mãe ou a sogra, tia...de vez em quando é bom, e por mais que não pareça eles normalmente gostam.
6.  Cinematerna.
Essa infelizmente nem toda mamãe pode aproveitar, já que não são muitas as cidades que oferecem esta opção.
Mas eu acho que deve ser, no mínimo, bem divertido levar os bebês ao cinema. 
O Cinematerna são sessões de cinema nas quais as mamães  podem levar seus bebês de até 18 meses. 
É isso aí gente, existe muita coisa divertida que nós mamães, podemos fazer e adorar. #muitobomsermae#



2 comentários: