quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A importância da rotina na vida da criança



É importante implementar uma rotina na vida das crianças desde muito novinhos, pois ela passa segurança para a criança. As vezes a própria palavra "rotina" pode nos remeter a algo chato e enfadonho, mas na verdade ela facilita nossa vida e nos guia no dia a dia.

Imagina acordar e não saber como será o dia?? Não fica bem mais fácil quando temos uma programação? Acordar - se arrumar - Trabalhar - Almoçar - brincar com as crianças - Jantar - dormir....

Para que a organização do tempo funcione, é preciso pensar nas reais demandas do dia a dia do seu filho, sua e da casa. Isso não significa que os filhos devem seguir a rotina dos pais, ao contrário, é essencial ter uma rotina adaptada às necessidades da criança.

Para as crianças também facilita muito saber o que terão que fazer em breve. Você não precisa levar a rotina a ferro e fogo. Se seu filho está brincando você pode esperar um pouquinho para que ele finalize a brincadeira, o que não pode é deixar ele ficar o tempo que quiser, e nem deixar passar banho, hora de comer, etc...

A rotina quem decide é você: basta fazer as coisas de sempre na mesma ordem e mais ou menos no mesmo horário. A ordem é muito importante. Se você tem uma rotina na hora de dormir, por exemplo, o seu filho já sabe que depois do jantar vai assistir um desenho calmo, tomar banho, ouvir estória e dormir. Ele aceitará muito melhor a hora de dormir e de todas as outras atividades porque ela já é "anunciada" de antemão pela rotina já conhecida dele... Isso diminui as birras e choros porque não quer fazer algo.

Dormir bem e no horário certo influi no dia a dia, na disposição e pode até mesmo ajudar no aproveitamento escolar. A brincadeira não pode ficar de fora e também precisa ter seu horário garantido dentro do dia a dia das crianças.

Uma sugestão simples é fazer um quadro com a rotina e deixar fixado em algum lugar facilmente visível. Fica mais fácil pra mamãe, pra o papai, pra criança e pra quem mais vai ajudar conseguir seguir a rotina direitinho.

E funciona desde cedo: com os bebês novinhos você já pode aplicar uma rotina, só lembre de ser flexível. Se seu filho é recém-nascido observe os horários que ele fica acordado e vai colocando o horário do banho, a hora de brincar, etc nesses intervalos. Em pouco tempo você terá uma rotina que vai facilitar muito a sua vida.

Experimente colocar uma rotina estruturada na vida dos seus filhos (e na sua...) e você vai ver como tudo vai fluir com mais naturalidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário