sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A importância do café da manhã para as crianças.

Que o café da manhã é a refeição mais importante do dia todo mundo já sabe, nunca esqueço do que escutei um dia, que para viver bem e mais devemos ter um "café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo. Deixando de lado a brincadeira, acho é bem isso mesmo. O que muita gente não sabe é que o café da manhã não é só importante para nós adultos, mas também é importantíssimo para os pequenos.
De acordo com a revista crescer (que adoro!) , um estudo feito com mais de mil crianças chinesas reafirmam a importância da primeira refeição do dia e concluem que crianças que tomam café da manhã regularmente são mais inteligentes. Claro, que não basta isso né, esses estudos envolvem inúmeras variáveis e não podemos entender tudo literalmente, mas não existem mais dúvidas para pediatras, nutrólogos e nutricionistas que uma boa refeição pela manhã garante um melhor desempenho nas funções escolares e mais disposição para brincadeiras.

Na minha opinião essa coisa de refeição vai muito da rotina de cada família, e do hábito também. Aqui em casa tentamos pelo menos duas vezes na semana tomarmos o café juntos, por causa da rotina do papai não conseguimos mais de maneira nenhuma (detalhe que durante a semana também não conseguimos fazer praticamente mais nenhuma refeição juntos, ;(((   
Mais não é por isso que não tento, de todas as maneiras criar o habito nos pequenos (principalmente na Mel, pois Caio agora é que está começando a tomar seu mine café da manha).
Como falei, a questão do exemplo é muito importante pois criança aprende por imitação e a probalidade de eles gostarem de fazer o que vêm os pais fazendo é bem maior de que quando isso não acontece.
Algo importantíssimo também é que omitir o café da manhã está diretamente ligado ao desenvolvimento da obesidade infantil.
São muitos alimentos que podemos oferecer aos pequenos pela manhã, dá pra variar até encontrar o que irá agradar mais.
Dicas para um café da manha completo: 
Uma proteína (pode ser leite ou derivados como queijos) 
Um carboidrato (pães e cereais)
Um regulador (frutas) 





Quando as crianças não se interessam em comer, existem recursos que poderão ser usados pelos adultos para despertar essa vontade é o caso da culinária colorida e divertida. Para as crianças, cores, sons e formas são super importantes nessa etapa do desenvolvimento 





 Se a criança ainda é pequena (entre 1 e 2 anos) e ainda toma a mamadeira pela manha, o ideal é que após a mamadeira seja oferecido um pãozinho (de preferência integral) um pedacinho de queijo branco, um pedaço de fruta...só pra ir treinando o paladar para que no futuro ele goste de comer pela manhã. 
Já pra crianças depois dos três anos, se ela não tomar mais leite pela manha fazer um café reforçado e com a presença de derivados do leite. Se ela ainda toma leite, como aqui em casa, já que a Mel toma leite pela manha (e só pela manhã) eu sempre ofereço algo mais e geralmente ela come pelo menos um pouquinho, um pedacinho de pão com requeijão, uma banana... O importante é que a criança cresça tendo o prazer de comer pela manha e coisas saudáveis.
Lembrando sempre que o ideal é que a criança faça suas refeições na mesa com os pais (ou pelo menos um deles) ou com alguém da família, evite (evitar, porque não gosto de radicalismos de dizer nunca, até porque todo mundo sempre faz ou fez vez ou outra) a TV e outros meios que distraiam e tire a atenção dos pequenos. E sempre que possível e houver tempo, pode ser nos sábados ou domingos, que eles ajudem de alguma maneira na cozinha. A Mel ,por exemplo, adora quebrar os ovos pra fazer omelete rsrs.
É isso aí gente! E bom apetite ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário