quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Como estimular o desenvolvimento dos nossos filhos

Acho super importante estimular nossos filhos pra que tenham um bom desenvolvimento, tanto físico como intelectual e existem maneiras simples e eficiente que nós, pais, podemos fazer (e muitas vezes já fazemos, até mesmo sem saber...) pra ajudar a estimular esse desenvolvimento...
Os estímulos podem ocorrer da forma mais variada possível: desde o simples toque no bebê recém-nascido até brincadeiras e atividades mais complexas e desafiadoras a partir dos seis ou sete anos.
A criança quando estimulada se torna mais ativa, dinâmica, criativa, emocionalmente equilibrada e saudável, e passa a realizar melhor as atividades propostas, a encontrar soluções e a apresentar uma boa socialização.

Mas, veja bem: é pra estimular, não pra massacrar com várias atividades estressantes. Lembre-se que a quantidade de estímulos deve respeitar o crescimento, o desenvolvimento, a capacidade, o interesse e as possibilidades da criança, usando como indicador sua faixa etária. A criança aprende, descobre e inventa, através da ação.



A melhor forma de oferecer estímulo ao seu filho é brincar muito com ele, das mais diversas brincadeiras.
É importante criar um ambiente estimulador, onde a criança tenha oportunidades de desenvolver suas necessidades e habilidades, conhecer seus limites, e, desta maneira, formar sua personalidade.
Você pode estimular a imaginação fazendo perguntas provocantes sobre o como e o porquê de objetos e situações. Pergunte o que ele acha que é determinado objeto, pra que ele acha que serve, assim você estimulará o raciocínio lógico da criança.
Aproveite as coisas do seu próprio ambiente e mostre sempre as coisas ao seu filho, converse sobre o funcionamento dos eletrodomésticos, sobre as formas de cozimento dos alimentos, etc, procure sempre fazer perguntas e lembre-se de nunca rir ou criticar as respostas...


Vamos deixar a imaginação comandar!!

Invista também nas brincadeiras de faz de conta... Deixe a imaginação rolar solta e incentive a imaginação do seu filho. Conte histórias e peça pra ele criar o final, criem histórias novas, incorporem personagens, entre na brincadeira e assim, brincando com ele, você estará estimulando a criatividade do seu filho.

 





A arte é sempre uma importante aliada do desenvolvimento e a criança adora rabiscar... Perto dos 14 meses, seu filho é capaz de segurar o lápis e fazer traços e você pode oferecer a ele um pedaço de papel com lápis grosso. A folha representa uma área que a criança não pode ultrapassar enquanto rabisca, o que ensina seu filho a ter uma noção de espaço.
Ela logo pode avançar para lápis de cor, giz de cera, giz e, lá pelos 2 anos, canetas hidrocor à base de água (se prepare pra riscadeira...). Você poderá oferecer também tinta, pra fazer pintura a dedo (não esqueça de colocar roupa velha e cobrir o chão com jornais). As crianças costumam se sair melhor com pincéis de confeitaria ou brochas encontradas em lojas de tintas; elas retêm mais tinta e são fáceis de manusear.


A partir dos 2 anos, a criança também adora bater, enrolar e amassar qualquer tipo de massa que você dê a ela, à medida que o sentido do tato se desenvolve.
As massinhas de modelas auxiliam na coordenação motora fina e a partir dos 2 anos, você já pode ajudá-lo a fazer bolinhas, bonecos, a esticar a massa e apertá-la... Só fique atento para que os menores não levem a massinha a boca... Pra diminuir os riscos você pode fazer a massa caseira com ingredientes comestíveis, segue uma receita:

4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 e 1/2 xícara de água
1 colher de sopa de óleo comestível
corante alimentício, gelatina em pó (fica com cor e com cheiro) ou anilina (a mesma utilizada em bolos)

Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture a farinha, o sal, o óleo e a água aos poucos. Amasse bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Divida em várias partes e em cada uma coloque o corante desejado. Está pronta a massinha! Para conservar a massa, guarde-a em saco plástico ou vasilha bem tampada. Pode-se reduzir a receita na metade.





Uma boa brincadeira pra fazer com seu filho é pular amarelinha. A partir dos 2 anos e meio, seu filho já é capaz de dar saltos com os dois pés juntos dentro dos dez quadrados que separam o céu do inferno. Assim, ele trabalha a noção de espaço e o equilíbrio. Numerando os quadrados você incentivará o aprendizado dos números.



Aos 2 anos, seu filho começa a tentar se vestir sem ajuda, o que é ótimo para desenvolver a coordenação motora fina. Com o ato de se vestir, ele também percebe a importância da sequência lógica – precisa, por exemplo, calçar a meia antes do sapato. Esqueça a pressa e incentive!! Procure escolher roupas fáceis de vestir sozinho.

Se você optar por ter um animal de estimação pode pedir ajuda do seu filho pra levar a comida, leva-lo pra passear ou limpar seu cantinho, assim estará ensinando a zelar pelo novo amigo.

Usar brinquedos com efeitos sonoros, luminosos, cores e com diferentes texturas na hora da criança brincar: Cada diferença de característica nos brinquedos, estimula e integra os sistemas sensório motor, cognitivo e afetivo de diferentes formas e ativa pontos distintos do cérebro;

Procure fazer com que seu filho se envolva em apenas uma atividade por vez, estimulando a concentração. A partir dos 2 anos, seu filho pode ajudar a guardar o brinquedo que estava usando antes de pegar um novo, assim, ele desenvolve também o senso de organização.

Uma piscina pequena de plástico com um pouco de água ou uma caixa de areia no quintal, além de uma variedade de copos, bacias e utensílios inquebráveis para encher e medir, mantém ocupada por longo tempo mesmo a mais irrequieta das crianças. (Fique sempre observando o seu filho, principalmente se ele estiver dentro da água).
Você pode também plantar uma semente com seu filho e observar a planta crescer, aproveitando pra conversar sobre as partes das plantas, como elas crescem, e tudo o mais sobre a planta que vocês escolherem..

Ensine a criança a pensar e a lembrar, ambas habilidades de que ela precisa. Comece ajudando seu filho a memorizar palavras, mostrando o objeto representado. Dê, à criança de 1 a 3 anos, exercícios de comparação e classificação (separando as roupas para lavar; organizando uma coleção de belas pedras coletadas em suas caminhadas, primeiro por tamanho e depois por cor; empilhando as panelas no armário). Faça tudo de maneira divertida e prazerosa, brincando mesmo. A criança dessa idade não vai lembrar de uma série de instruções, mas é capaz de lidar com dois comandos, como "Pegue o seu livro e coloque na prateleira". Dê três comandos da próxima vez.

Os educadores também sugerem que você continue a encorajar a curiosidade natural do seu filho, sem pressionar ou forçar. Proporcione quaisquer experiências enriquecedoras que puder, principalmente as que o seu filho gosta. Aproveite oportunidades em livrarias, museus infantis e afins.
Não podemos esquecer de que a essência está na forma pela qual o estímulo é oferecido. Este deve vir sempre acompanhado com o brincar, com o carinho, afeto e a cumplicidade. Não precisamos de recursos sofisticados para desenvolver a criança como um todo, mas devemos investir no desenvolvimento da inteligência, que a tornará, amanhã, uma pessoa confiante, segura e feliz.

Então vamos sentar e brincar com nossos pequenos!!!!


Um comentário:

  1. Olá Sandra,adorei as dicas,mesmo não sendo mãe ainda.Adorei o seu blog,Bjoka's da Lú.
    http://pntandoasunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir