segunda-feira, 29 de julho de 2013

Redutor de assento ou Troninho? Qual escolher?


Chegou a hora do desfralde do seu filho/filha??? Então também está na hora de escolher o assento que ele(a) vai usar... Aqui suas opções ficam entre o redutor de assento sanitário e o troninho/peniquinho. O redutor de assento é mais prático porque a urina e as fezes já caem direto no vaso, a higienização é a mesma que já é feita normalmente. No caso do troninho ou do penico o xixi ou o cocô tem q ser jogados fora e o compartimento tem que ser bem lavado. Mas você deve escolher o que você acha que a sua criança vai se adaptar melhor, pra que o desfralde seja feito da maneira mais suave possível.


A Pediatra Jackellyne Macatrão recomenda o uso do  troninho pois a posição fisiológica para evacuar é de cocóras e no troninho essa posição fica mais próxima. A criança deve estar com os pés apoiados no chão ao evacuar, o que facilita a prensa abdominal sem necessidade de sobrecarga na região perianal. Pra crianças maiores e que preferem assento a Dra. sugere que se use o redutor de assento e coloque um banquinho pra ela possa apoiar os pés. Essas dicas são muito importantes, principalmente para crianças constipadas ou que tem fezes mais duras.

Para Bia eu comprei um peniquinho simples e um assento simples porque eu queria testar a opção que ela ia se adaptar melhor antes de investir em um modelo mais caro. Ela usou os dois numa boa, mas conheço crianças que demoraram a usar o redutor por medo de usar o vaso sanitário.


 

 


Depois ela ganhou da madrinha um assento musical, que tocava uma musiquinha toda vez que ela sentava, como forma de estimular pra que ela ficasse sentada. Ela se adaptou bem com esse modelo e usou por um bom tempo. É fácil de colocar e de limpar também.


 

O da casa da vó era um modelo acolchoado, que eu achei que ela curtiria porque tinha tema das princesas, mas ela não gostou de usar. Já a minha sobrinha usou sem problemas. Muitas mães optam por modelos assim por considerarem mais confortáveis para ficar sentado.
 
Você ainda vai encontrar no mercado diversos ouros tipos nos mais variados preços. Alguns opcionais interessantes são as alças laterais pra criança ter uma maior sensação de segurança a e a barreira contra pingos para meninos.
 
Achei bem interessante esse modelo dobrável da NUK porque ir com uma menina em banheiro público pode ser bem tenso!!! Conseguir fazer com que elas não encostem no vaso é bem difícil e ter um assento com você facilitaria muito nesse momento. Ele encaixa igual a um redutor normal e vem com uma bolsinha pra você guarda-lo e levar sempre que precisar.
 
 
 
Como a Bia já se acha "a grande" e simplesmente não quer mais usar assento nenhum eu acabo levando quando saio com ela um protetor de assento descartável pra que ela não encoste diretamente no vaso quando for usar. É pratico e não ocupa muito espaço na bolsa.
 


Se optar por um troninho, busque um que seja prático para higienização, de preferência com o depósito removível, que facilitará a limpeza. Se ele possuir o assento redutor adaptável ao assento do vaso sanitário será melhor ainda porque você terá os dois em um. Existem muitos modelos, alguns tocam musiquinhas, outros imitam o barulho da descarga e tem até modelos que possibilitam gravar mensagem de incentivo pra criança. Aí a escolha já vai depender do bolso de cada uma!!!!!



 

Um comentário:

  1. Muito legal as dicas!!
    Se alguém estiver a procura de um site para compra de troninhos, banquinhos e outros produtinhos para bebês eu indico a https://www.meuamorzinho.com.br/banquinhos-troninhos-redutores-cia

    ResponderExcluir