quarta-feira, 31 de julho de 2013

5 Coisas que disse que não faria com meu filho e fiz!!

* Larissa Coutinho

Quando a gente ainda não é mãe e se depara com algumas situações, seja no convívio familiar ou até em ambientes públicos, muitas vezes nos encontramos julgando o comportamento e ações de algumas mães, dizendo: quando tiver meu filho, isso não vai acontecer!, Isso um filho meu não faz! Porque se fizer..., ou até, Ah se fosse meu filho!!!
No entanto, na pratica diária do exercício da maternidade, nos deparamos com uma realidade diferente e percebemos que nem sempre as coisas acontecem como imaginamos e acabamos "pagando a língua".


* DURANTE A GRAVIDEZ NADA DE DOCES E TRANQUEIRAS! APENAS COMIDAS SAUDÁVEIS!
Sou super a favor de uma alimentação saudável, com dieta feita por um bom nutricionista, e tentei fazer e manter durante a semana, mas excluir doces, massas, bolos e todas essas comidinhas engordativas é impossível!!! Então, acho que você precisa ingerir os nutrientes necessários para cada etapa da gestação, mas também se permitir aos "desejos" da gravidez e vez ou outra comer um belo brigadeirão!!

*MEU FILHO NÃO VAI USAR CHUPETA.
Como dentista, resisti ao máximo a esse pequeno acessório "calmante"!! Mas aos 3 meses meu filho começou a chupar dedo e diante dos danos causados por este habito, insisti e inseri o hábito da chupeta!!  Para amenizar a situação, usei a chupeta com uma frequência pequena, permitindo o uso apenas nas horinhas do "abuso" e assim foi fácil para tirar!! Assim que meu filhote entrou na escola, com 2 anos, tirei sem nenhuma dificuldade!

*MEU FILHO NÃO VAI FAZER MALCRIAÇÃO EM PÚBLICO!
Essa é uma situação muito comum, principalmente em shoppings e lojas, acontece sempre que a criança quer uma coisa que é negada pelos pais. Você acha que não vai acontecer com você ou que vai saber agir, mas a verdade é que faz parte de uma fase da idade e para enfrentar uma situação como essa precisamos de calma, tranquilidade, não insistir na situação, tirar imediatamente a criança desta e assim que a criança estiver calma, explicar o porque de não poder ter o que quer na hora que quer!! Na prática isso e bem difícil e se repete com facilidade.

*NADA DE DOCES PARA MEU FILHO!!
Todo mundo sabe que doces em excesso causam cáries!! E como dentista, achava que não ia oferecer ao meu filho, mas criança adora doces e guloseimas e com as festinhas de aniversário fica difícil resistir. Assim sendo, para evitar o consumo excessivo e suas consequências, evito tê-los em casa e deixo os doces para as festinhas e para a casa dos avós, que sempre tem um docinho para agradar aos netos!!
Nessas ocasiões deixo à vontade, mas nesses dias a escovação é redobrada e minuciosa!!

*BRINQUEDOS SÓ NAS DATAS COMEMORATIVAS!
Todos os livros sobre educação recomendam só dar brinquedos e presentes nas datas comemorativas ou diante de uma situação de merecimento, mas vou confessar: sou louca por brinquedos e curto feito criança!!! Rsrsrsrsrs... Então, vez ou outra quando vou comprar algum presente, me pego comprando algo para meu filho... Seja por oportunidade de estar na promoção ou de ter estado em falta e ter chegado.

Enfim, educar é uma arte e das mais difíceis!! Na teoria tudo e sempre fácil e muito bonito, mas na pratica as coisas são diferentes e muitas vezes nos encontramos em situações que dissemos que nao faríamos ou estaríamos. Acho que isso acontece com todas as mães e muitas vezes precisamos ter tranquilidade e usar o bom senso para conseguirmos lidar com essas situações adversas que nos aparecem no dia a dia.

Larissa Coutinho Sarmento
Mãe do Thiago 2 anos e meio e futura mãe do Thomas.
 
 

2 comentários:

  1. Gostei do texto e, realmente, uma das lições da maternidade é aprender a não julgar precipitadamente. Ao revés, trocar experiências com outras mães, que nos faz muitas vezes encontrar soluções ou opções para uma situação que estamos enfrentando, como ocorre aqui no blog!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Sandra,
    Como é difícil educar!
    Da sua lista, acho que cometi quase todos os pecados e mais alguns!
    Obrigada pela visita!
    Quanto à mochila literária, faz a sugestão para a professora, quem sabe não rola!
    Beijinhos
    Aline Gago
    http://bibliotecamirim.blogspot.com
    http://festascriativasbyalinegago.blogspot.com

    ResponderExcluir