sexta-feira, 26 de julho de 2013

Longe das picadas, quando posso usar repelente?

Quem é mãe sabe como incomoda ver seus pequenos cheios de picadinhas de insetos, e ainda pensar que aqueles "falsos" inocentes podem transmitir varias doenças como a dengue. Daí surge a dúvida, quando posso usar repelente?
Sabemos que não é todo produto que pode ser usado em crianças, e a maioria dos pediatras prefere que esse tipo de produto, mesmo os específicos para bebês, só seja usado depois de 6 meses. As substâncias químicas presentes no repelente podem ser prejudiciais ao bebê e provocar reações alérgicas, já que nessa idade a pele é ultradelicada. Além disso, as substâncias podem ser absorvidas e provocar reações tóxicas. 

Primeiro é preciso saber que tipo de substância está sendo aplicada. A mais comum é a D.E.E.T (dietiltoloamida), presente na maioria dos repelentes que estão no mercado. Essa substância é tóxica e, por isso, deve ser usada com cautela. Em crianças, por exemplo, a concentração não deve ultrapassar 10%", explica a dermatologista especializada em Pediatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lucia Mandel.
De acordo com a pediatra, amiga e colaboradora Dra. Jackellyne Monteiro a pele do bebê não está integra ao nascimento, ela vai amadurecendo até os 2 anos de idade, o que significa dizer que somente após os 2 anos temos uma barreira epidérmica efetiva. Em consequência disso, qualquer cosmético ou medicamento utilizado na pele dos lactentes podem causar reações exacerbadas pois são absorvidas em maior quantidade do que se fosse utilizada na epiderme integra. Ela relata ainda que repelente não dura mais que duas horas na pele, mas não pode nem deve ser reaplicar produto toda hora. Ao contrário: o ideal é limitar em até três vezes por dia. E só utilizar sob orientação médica. 
O método mais inofensivo para afastar os mosquitos do quarto das crianças são as barreiras físicas como o uso de telas e mosquiteiros. Então para bebês com menos de 6 meses a proteção deve ser esta. Se for utilizar aparelhos de tomada que liberem inseticida o ideal é ligar o aparelho quando a criança ainda não estiver no quarto e desliga-lo antes da criança entrar.
Existe no mercado varias opções de repelentes e inseticidas além de aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas para repelir insetos. É importante saber que os aparelhos elétricos só funcionam em ambientes fechados.
Decidindo o que usar para evitar o ataque dos mosquitos
Repelente em creme, gel, spray ou loção são eficazes em ambientes fechados mas podem causar alergia no bebê. A primeira coisa que os pais devem considerar é que o produto deve ter uma composição específica para crianças e ser hipoalergênico.. Porém, antes de usar em muitas partes do corpo é preciso testar o produto num pequeno trecho da pele. Se nada acontecer, espalhe uma quantidade generosa e de forma homogênea, sempre nas áreas expostas da criança e nunca sob a roupa. As versões em spray não são muito aconselhadas pois os bebês podem ter alergia respiratória.
Na Mel sempre usei esse repelente da turma da Mônica e gosto, mas estou doida pra experimentar a Joaninha repelente da BBtrends. 
Alguém usou ou usa outro tipo de repelente em creme/gel que pode indicar?



   






 Inseticidas de tomada não são indicados quando a criança é asmática ou alérgica, e quando for utilizado desligar antes do bebê entrar no quarto. Eu já usei pois no meu apartamento tem épocas que tem muitos mosquitos e não gosto de colocar repelente pra dormir, sempre ligo e fecho a porta e depois quando coloco ela tiro da tomada, como ele "para de agir" pois está desligado depois de um tempo elas voltam a aparecer.



 

Uma novidade que achei maravilhosa é a joaninha repelente da BBtrends, usa uma tecnologia ultra moderna de proteção para os bebês contra picadas de insetos num raio de 6 a 9 metros. É totalmente livre de inseticidas, portanto seguro, e muito fácil de usar basta ligar e colocar no lugar que quiser, berço, carrinho...Assim que eu for ao shopping vou na BBtrends adquirir a minha e depois conto o que achei. Só não gostei muito do preço que gira em torno de 80,00 espero que dure muitoooooo.





3 comentários:

  1. Quando meu filho tinha apenas 2 meses, precisei viajar para fazenda e lá tem muito mosquito. O pediatra prescreveu um repelente natural, manipulado, a base de citronella. Funciona super bem!!!

    ResponderExcluir
  2. É vela de citronela Larissa???
    A pediatra do Caio falou na ultima consulta dele...

    ResponderExcluir
  3. Usei o da jonhsons em Henrique e nao gostei ! Reprovado!

    ResponderExcluir