quarta-feira, 17 de julho de 2013

Considerações sobre o uso da chupeta


Nas listas de enxoval elas sempre aparecem e muitas mamães consideram importante ter várias ao seu alcance - de várias cores e modelos!!!!Afinal existe cada uma mais bonita que a outra... Mas será que elas são mesmo necessárias??? E qual a melhor escolha pra o meu filho(a)???

Muitas de nós, mamães, sequer paramos pra pensar nos prejuízos que o uso de bicos pode trazer pra o nosso bebê, mas eles existem e devemos ponderá-los antes de optar pelo uso ou não... Afinal o uso de bicos (mamadeiras e chupetas) pode ser prejudicial na formação da arcada dentária e na fala, além de prejudicar a amamentação.

Nunca é demais lembrar que o leite materno é o melhor e mais saudável alimento para o bebê e deve ser exclusivo até os seis primeiros meses de vida.

Se o seu bebê tem necessidade de sucção e você optar por oferecer chupeta deve observar alguns fatores na escolha do modelo, para causar menos males e garantir a segurança do bebê... Atualmente os bicos podem ser de silicone ou látex, as de látex são mais macias e flexíveis, porém, as de silicone tem mais durabilidade, são menos porosas e danificam menos quando esterilizadas.

 

Segundo a Dra. Iana Figueirêdo, odontopediatra , os bicos mais indicados são os ortodônticos porque a forma inclinada posiciona melhor a língua e a base achatada evita um distanciamento maior dos lábios. Ela lembra ainda que devemos observar se a criança usa a argola forçando a dentição. Se isso acontecer se recomenda substituir por outra chupeta sem argolinha.



Se faz necessário escolher uma chupeta em que O disco contenha pelo menos dois furos para ventilação, que servem para evitar asfixia; Deve-se examinar o bico regularmente, jogando-a fora quando estiver danificada e evitar colocar laços ou fitas para prender a ponta da chupeta ao pescoço;


O ideal é retirar a chupeta por volta dos 2 anos, mas isso pode ser feito até mais cedo, pois a necessidade de sucção do bebê é maior nos primeiros meses. A retirada deve ser feita aos poucos, permitindo somente nos horários de sono do bebê/criança. Na opinião da fonoaudióloga Alessandra Rosa, quando a criança começa a formar frase já é bom retirar a chupeta para não prejudicar a fala.


A troca dos bicos artificiais deve acontecer periodicamente, pois existem dobras que podem ser difíceis de limpar e acomodar germes e bactérias e pequenos furos e rasgos inutilizam o produto.
 


4 comentários:

  1. Amei as dicas estou preparada para receber com mto carinho a minha princesinha obg bjos

    ResponderExcluir
  2. Amei todas as dicas estou pronta pra receber minha princesinha obg bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Venha sempre nos visitar e parabéns pela princesa!!.. bjos

      Excluir
  3. Tb gostei muito! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir