quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Terrible Two: o que você precisa saber sobre essa fase

A fase do terrible two é tida como a "adolescência" dos bebês e geralmente se inicia a partir de 1 ano e meio, podendo perdurar até os 3 anos ou um pouco mais.
Nessa idade a criança começa a se perceber como um individuo, com opiniões e desejos próprios, e isso gera uma enorme necessidade de tomar decisões e fazer escolhas por si. Com isso ela passa a se comportar de modo opositivo às solicitações dos pais.
Ela passa a descobrir todas as coisas que não pode ou não deve fazer, vivendo numa constante batalha entre seus intensos desejos, vontades e medos. Sente coisas que não consegue ainda manejar sem ser atraves de birras ou choros.

A criança de 2 anos ainda não sabe simplesmente pedir ajuda... Em vez disso, bombardeia os adultos com pedidos contraditórios, que apenas refletem o quão confusa e indefesa se sentem.

Sugestões de como agir:
- Antes de sair de casa converse com seu filho sobre o passeio. Explique pra onde vão, o que vão fazer e o comportamento que espera dele. Aqui em casa essa tática costuma dar muito certo...
- Num momento de birra não adianta querer argumentar ou conversar porque a criança não vai lhe dar ouvidos, pois é o momento em que ela está colocando pra fora sua frustração, espere ela se acalmar, se abaixe na altura dos olhos e converse.
- Sempre que você perceber que a criança irá começar um ataque de birra tente mudar o foco, chame a atenção dele pra outra coisa,
- Ignorar a birra costuma dar bons resultados, mas certifique-se que o local é seguro e não tem risco da criança se machucar. Se estiver num lugar público se retire do ambiente com seu filho ate que ele se acalme.
- Evite sempre os castigos fisicos, tapas, beliscões e afins. O ideal é que a criança entenda que a violência não é um conportamento aceitáveil, então não podemos resolver a situação dessa forma. Lembre que aa crianças tem os pais como exemplo e costumam adotar suas atitudes como o certo...
- nessa fase seu filho também esta se tornando mais independente, então lhe dê a chance de fazer escolhas sempre que possivel. Poe exemplo: você pode escolher duas roupas e dar a opção pra que ela escolha qual quer vestir...

E, quando se estressar, lembre que é fase e passa e que junto com o terrible two também começa uma fase maravilhosa de novos conhecimentos e descobertas! Aproveite a infância com seu filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário