sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Como limpar os brinquedos das crianças

As sujeiras, muitas vezes invisíveis, acumuladas nos brinquedos da criançada podem afetar seu organismo, principalmente na fase que tudo vai para a boca ou as mãozinhas e depois coçam os olhos ou nariz. O resultado é um intenso vaivém de microorganismos passíveis de provocar doenças e infecções. Isso é normal, e o contato com a sujeira vai fortalecer o sistema imunológico da criança... Só que não dá pra deixar tudo imundo, e quando você limpa com frequência os itens que ficam em contato com seu filho também da mais vida útil a eles.
Criar uma rotina para manter os brinquedos limpos é uma boa atitude de preservação da saúde da criança pequena.
A periodicidade da limpeza dos brinquedos também é um fator muito importante. Para brinquedos de plástico, borracha, madeira e metal  é aconselhável limpeza semanal. Para os mais trabalhosos, como bonecas de pano ou pelúcia, a limpeza pode se quinzenal ou ate mensal.


Os brinquedos dos bebês devem ser limpos com uma frequência maior: os de tecido semanalmente e os de plástico e borracha diariamente. Também é importante fazer a higienização semanal ou quinzenal de brinquedos que ficam no quarto sem serem manipulados.

Cada tipo de brinquedo requer um procedimento:
- Brinquedos eletrônicos: utilize pano seco e escova de dentes macia para os cantos. Retire sempre pilhas e baterias quando o brinquedo não estiver em uso, evitando vazamento de ácidos e desgaste precoce das pilhas. Não esqueça de limpar também controles remotos e telefones manipulados por adultos, crianças e bebês.
- Brinquedos de plástico, borracha e EVA - limpe-os com álcool ou pano umedecido. Algumas peças podem "tomar banho" literalmente, com água, sabão e esponja. O importante é secar bem, de preferência no sol, para evitar manchas e fungos.
- Brinquedos de madeira- É essencial a limpeza correta para não absorver água, dilatar o brinquedo ou causar mofo. O álcool não é adequado porque danifica a pintura. Use um pano levemente úmido ou seco.
- Brinquedos de metal - Limpe com pano umedecido em álcool 70%. Se o brinquedo não for de ferro, pode-se limpa-lo também com água e detergente ou sabão neutro, com a mão ou esponja não abrasiva. Caso o brinquedo tenha partes de ferro evite qualquer contato com a água e verifique regularmente se aparece focos de ferrugem.
- Brinquedos de tecido ou pelúcia - alguns podem ser lavados na máquina, mas isso precisa ser confirmado na etiqueta de fabricação. Uma dica quando for lavar à maquina é colocar os brinquedos em saquinhos ou fronhas pra proteger melhor. Também é preciso garantir que sequem muito bem, de preferência ao sol. Outra opção é lavar a seco, em empresas especializadas. Uma alternativa para todo dia é bater bem os bichinhos para retirar a poeira. Uma dica pra acabar com os microorganismos é colocar esses brinquedos em sacos plásticos e leva-los ao freezer por algumas horas.
- Brinquedos para água - mantenha-os sempre lavados com água e sabão e bem secos para evitar fungos. Aqueles que são usados durante o banho devem ter retirada toda a agua do interior deles sempre que forem mergulhados.
- Brinquedos de massinha - O ideal é usar as espátulas e facas de plástico que já vem no kit massinha para manter peças limpas.

Além da limpeza um ponto muito importante é o armazenamento: guarde os brinquedos em locais próprios (caixas plásticas, armários, etc.) para mantê-los relativamente limpos. Aqui as pelucias que não ficam ao alcance da Bia eu costumo guardar em sacos plásticos pra não pegar poeira, quando ela pede eu tiro do saquinho e entrego a ela.
Dica: bonecas menores, como barbies, podem ser lavadas com escovas de dentes com cerdas macias reservadas pra essa finalidade.

Fonte: Revista crescer
www.desenvolvimento-infantil.blog.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário