terça-feira, 8 de outubro de 2013

Atividade física na infância

Em tempos onde escutamos falar mais em obesidade que em desnutrição, se tem uma coisa que é unânime entre todos é a importância da prática regular de exercícios físicos. Mas quando a gente fala sobre essa prática na infância, surgem na hora várias duvidas na cabeça dos pais. Qual a idade mínima para a pratica de exercícios? Existe alguma atividade proibida para crianças? Qual o real objetivo da atividade na vida da criança?
Antes as crianças corriam na rua, jogavam bola, soltavam pipa, brincavam de pega-pega. Hoje as coisas são bem diferentes, a criançada em sua maioria quando não está na escola, fica dentro de casa, e têm como entretenimento a TV, ou os videogames e computadores.
Especialistas da área de Educação Física acreditam que uma criança de dois anos pode praticar uma atividade esportiva. Mas com uma observação: nessa faixa etária o exercício deve ser considerado como forma de ampliar as brincadeiras de uma forma bem lúdica. A disciplina e as complexidades motoras são mais exigidas somente a partir dos sete anos, quando a criança começa a adquirir uma maturidade psicomotora.
Pesquisei sobre as principais dúvidas que os pais têm a respeito dos exercícios para as crianças e coloco tudo aqui para vocês. 


                               



1. Qual a idade mínima para a prática de exercícios? Quais as atividades físicas mais indicadas na infância? Como elas devem ser feitas?


De acordo com a SBP ( Sociedade Brasileira de Pediatria) a atividade física é desejável para o ser humano em todas as idades e portanto deve ser estimulada. O lactente deve ter liberdade para se mover de acordo com o seu nível de desenvolvimento, a partir dos 6 meses já existem exercícios que estimulam o desenvolvimento; um cercado permite à criança observar o ambiente, brincar e se apoiar para ficar de pé; a partir dos 10 meses a criança deve ter espaço para engatinhar e depois começar a andar com apoio; na criança de 1-3 anos, a atividade física deve ser estimulada. No pré-escolar de 4 a 7 anos são atividades indicadas:
Andar, correr, pular, subir, nadar. Isso pode ser feito através de jogos que visam aperfeiçoar a coordenação motora.
Direcionar já para um esporte pode privar o desenvolvimento de certos grupos musculares (achei isso interessantíssimo!!!) 

A atividade física desenvolve a força muscular, flexibilidade e resistência, aperfeiçoa a coordenação motora, estimula o metabolismo ósseo, aumenta a capacidade respiratória e cardíaca, melhora o humor e o apetite mas previne a obesidade, e a longo prazo, diminui o risco de hipertensão, diabetes e cardiopatia isquêmica (arteriosclerose). 

2. Em quais casos a atividade física não é recomendada para crianças? Existe contra-indicação?

SBP- Não há nenhuma contra-indicação para a atividade física mesmo na criança doente ou com problemas físicos. Basta adaptar à etapa do desenvolvimento e às condições de cada criança, evitando os exercícios de força e aqueles que levam à hipertrofia da massa muscular, pois os músculos enrijecidos opõe-se ao crescimento ósseo.
A natação que é uma excelente atividade física pode não ser indicada, temporariamente, para crianças com rinite-sinusite crônica. 

3. Qual é a diferença entre atividade física e esporte? 

SBP- Entende-se por esporte a atividade física que está associada à competição e visa resultados. O esporte é importante na formação do caráter porque desenvolve a sociabilidade (função do conjunto), respeito às regras (limites), empenho (essencial para o sucesso) e o modo de lidar com a vitória e a derrota. Por outro lado, acarreta riscos de lesões físicas (luxação, fratura, rompimento de ligamentos, entorses), desidratação (pelo calor) e sobrecarga psicológica (conflito emocional).
Entre 8 e 11 anos já se pode indicar um esporte favorito sem dar ênfase no aspecto competitivo. Trata-se de uma associação de ginástica e jogos.
A partir dos 12 anos já se pode iniciar treinamento visando resultados.
É importante respeitar a maturidade biológica da criança e evitar sobrecarga nos exercícios. Cumpre advertir que nesta faixa etária existem grandes diferenças de maturação entre crianças da mesma idade. Por isso é preciso identificar o ritmo de crescimento e de maturidade pubertária não levando em conta apenas a idade cronológica (a idade óssea pode ser um dado de orientação). 

4. Qual é objetivo final da atividade física/esporte na criança?

SBP- O esporte pode e deve ser um aliado da saúde da criança.
Para isso é necessário que pais e técnicos se conscientizem que a criança não é um adulto em miniatura e que a meta é a manutenção da atividade física para toda a vida e não um “transitório pequeno grande atleta”.
O incentivo dos pais é imprescindível, o que não é absolutamente sinônimo de cobranças irrealistas. Pais, treinador e médico devem formar uma equipe para atingir o objetivo final: atitude correta em relação à atividade física para toda a vida no contexto de uma vida saudável. 


5. Existe alguma atividade que desenvolve o equilíbrio emocional da criança? 

Toda atividade proporciona benefícios à criança. Entretanto, algumas propiciam qualidades específicas, como por exemplo, aqueles que desenvolvem mais o sentido de cooperação, como é o caso das modalidades coletivas como futebol, basquete, voleibol, handebol e outras. Já as individuais como as lutas marciais judô, karatê e outras, trabalham mais o equilíbrio emocional (fonte: Grupo Literatus Educacional).

Esporte na Criança X Idade
1-2-3 anos
A atividade física deve ser iniciada o quanto antes
4-5-6-7 anos
Correr, pular, gritar, andar, subir, cair são algumas das atividades indicadas Direcionar para um esporte pode privar o desenvolvimento de certos grupos musculares
8-9-10-11 anos
Indicar um esporte favorito
Evitar competições para impedir o “conflito emocional”

12-13-14 anos
Início de treinamento visando resultados
Respeitar a maturidade biológica da criança e evitar sobrecarga nos exercícios

       Dicas importantes para que os pais estimulem seus filhos a gostar de praticar atividade física


• Sirva de exemplo: organize eventos familiares ao ar livre que tenham momentos de prática de atividade física regular;
• Encoraje a criança a ser ativa. Ensine e participe de brincadeiras como: chutar bola, pular corda, andar de bicicleta, pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, etc;
• Apóie a participação da criança e do adolescente em atividades esportivas individuais ou coletivas que ele goste. Natação, futebol, voleibol, etc;
• Estabeleça limites de tempo para ver televisão, computador e jogos eletrônicos. Alternando períodos de inatividade com atividade;
• O tempo de atividade física não precisa ser contínuo, deve haver períodos de sono, refeições, etc.
(Fonte: www.pediatriaemfoco.com.br)


                                        
 

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