Na caderneta de vacinação do ministério da Saúde tem várias dicas bem interessantes, uma tabela legal pra acompanhar é a dos marcos de desenvolvimento do bebê, que traz algumas referências importantes. Vale ressaltar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e esses marcos servem apenas de referência para acompanhá-los:
- Logo após o nascimento: O bebê deve começar a mamar e já demonstrar sinais de prazer (sorrir) e desconforto (chorar e resmungar.)
- Entre Um e Dois meses: Responde ao sorriso, gosta de ficar em várias posições e olha para objetos coloridos.
- Dos 3 aos 4 meses: é bem mais ativo. Olha para quem o observa, acompanha com o olhar. Quando colocado de bruços levanta a cabeça e os ombros.
- De 5 a 6 meses: vira a cabeça na direção de uma voz ou objeto sonoro. Rola, senta com apoio e leva os pés a boca.
-De 7 a 9 meses: gosta de brincar com a mãe e familiares. Pode estranhar pessoas de fora do seu convívio diário. Fica sentado com apoio.
- De 10 a 12 meses: Gosta de imitar os pais, fala ao menos uma palavra com sentido e aponta para as coisas que quer. Come a comida que os adultos da casa comem. Engatinha e anda com apoio.
- De 13 a 18 meses: está cada vez mais independente. Quer comer sozinho e já se reconhece no espelho. Fala algumas palavras e anda sozinho.
- De 19 meses aos 2 anos: Anda com segurança, corre e/ou sobe degraus baixos. Brinca com vários brinquedos e aceita a companhia de outras crianças, mas também brinca sozinho.
- De 2 a 3 anos: Demonstra suas alegrias, tristezas e raivas. Gosta de ouvir histórias e tem muitas perguntas. Diz seu nome e nomeia objetos como sendo seus.
- De 3 a 4 anos: quer aprender sobre tudo e gosta de brincar com outras crianças. Imita situações do cotidiano e veste-se com auxilio.
- De 4 a 6 anos: gosta de ouvir histórias, ver livros, cantar. Corre e pula alternando os pés. Conta ou inventa pequenas histórias.