sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Vamos ler com nossos filhos: Clássicos da literatura Infantil

Como sou viciada em leitura sempre procuro livros pras crianças também... Esses que vou listar a seguir são clássicos, livros que antigos que continuam atuais e fazem sucesso certo entre a criançada... Alguns eu li quando era pequena e reli agora, outros conheci agora na procura de novas histórias pra ler pra Bia...

 BISA BIA BISA BIEL
Autora: Ana Maria Machado

Ao descobrir um retrato de sua bisavó, ainda criança, Bel fica encantada e começa a imaginar um relacionamento entre as duas. Logo Bisa Bia vira uma grande amiga e confidente da garota. O dialogo fica ainda mais rico e divertido quando a imaginação de Bel a conduz para o futuro e ela se vê como a Bisa Bel, a bisavó da neta Beta, que fala das muitas mudanças que ainda estão por vir.

A ARCA DE NOÉ
Autor: Vinicius de Moraes


Reúne 32 poemas,  muitos deles conhecidos por adultos e crianças. Além do famoso A Casa ("Era uma casa muito engraçada..."), o leitor vai se divertir com O Pato, O Leão, A Foca, entre outros.

LÚCIA JÁ-VOU-INDO
Autora: Maria Heloisa Penteado


Esta é a história da lesma Lúcia que, como tal, não conseguia fazer nada depressa. Andava devagar, chorava e ria devagarinho e pensava mais devagar ainda. Depois de perder vários eventos, porque nunca conseguia chegar a tempo, Lúcia decide que não vai perder de jeito nenhum a festa de chispa-foguinho, a libélula. Por isso decide sair de casa com bastante antecedência.
O problema é que, para cada ação ou providência que tem de tomar, lá se vão muitas horas...

O FANTASTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA
Autor: Pedro Bandeira


Branca de Neve, já grávida do sétimo filho, reúne vária princesas do mundo do faz de conta porque há um mistério no ar. Há tempos a princesa feiurinha está desaparecida.
Preocupadas com o sumiço da amiga, que ameaça a garantia de felicidade eterna dada a elas, branca de neve decide enviar ao escritor um mensageiro para que ele possa solucionar o caso. O escritor também fica intrigado com a situação, ainda mais porque nunca ouviu falar da tal princesa. Até que compreende: Feiurinha sumiu porque sua história nunca foi escrita.

A BRUXINHA ATRAPALHADA
Autora: Eva Furnan


Neste livro sem palavras, a bruxinha que dá título à obra se envolve nas situações mais curiosas e inusitadas. São dez histórias curtas, construídas em tiras e espaços vazios. A ideia é que o pequeno leitor construa significados durante a leitura e crie os próprios diálogos.
Com sua varinha e seu jeito atrapalhado, a bruxinha nem sempre tem sucesso com suas mágicas. Ainda assim o bom humor está sempre presente e é divertido conferir as confusões vividas pela personagem.

 REINAÇÕES DE NARIZINHO -VOL 1 E 2
Autor: Monteiro Lobato


Ao todo são 11 histórias. Elas apresentam a turma do sitio do Pica pau amarelo em suas primeiras aventuras. Nesta obra, o leitor confere a chegada de Pedrinho ao sitio, a transformação de uma espiga de milho no inteligente Visconde de Sabugosa e descobre como a Emília começou a falar e nunca mais fechou a "torneirinha de asneiras", entre muitas outras descobertas deliciosas.

OU ISTO OU AQUILO
Autora: Cecilia Meirelles


Um livro de poemas que falam de sonhos, fantasias, jogos, brincadeira e natureza, entre outros assuntos que, visto sob a ótica iluminada da poeta, ganham graça, musicalidade e magia.


A FADA QUE TINHA IDÉIAS
Autora: Fernanda Lopes de Almeida


Clara Luz é uma fada que não gosta de seguir as lições do Livro das Fadas. Seu prazer é inventar suas próprias mágicas. Assim, um bule vira passarinho, as nuvens se transformam em animais galopantes e a chuva cai colorida. O problema é que, segundo a tradição, ela deveria seguir apenas as regras do Livro das Fadas. Só que Clara Luz não saiu da primeira lição. A mãe dela vive preocupada, pois teme q ira da rainha, já que inventar novos truques é proibido.


O VOVÔ FUGIU DE CASA
Autor: Sérgio Caparelli


Este livro descreve a forte ligação entre um garoto e seu avô. Quando descobre que um de seus filhos está decidido a interna-lo no asilo, um dia depois do seu aniversário de 80 anos, o avô propõe uma fuga ao neto que, prontamente, embarca na aventura. Na fuga, o avô deseja voltar à Itália, seu país de origem, e conta com o apoio do garoto, que defende a realização dos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário