sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Atividade de casa: necessaria ou não?

Esses dias estava fazendo a lição de casa com minha filha e minhas afilhadas e fiquei pensando em qual seria a importância da atividade feita em casa e qual a melhor maneira de ajuda-las para que tivessem um melhor aproveitamento desse momento. Eu gosto de acompanhar as atividades pra ver o que elas estão aprendendo e pra ver se elas estão acompanhando o que está sendo feito. A Bia ainda é pequena e o que é enviado pra ela sempre são coisas fáceis e rápidas... Ela sempre reclama porque acaba rápido... Já as da mais velha, que está no segundo ano já tem mais conteúdo e exigem mais que ela pense nas respostas e procure a certa. A lição de casa é um exercício que o aluno deve fazer sozinho, justamente para que os professores descubram quais são as suas dificuldades.



A lição de casa é importante para pais, alunos e professores.
Para o aluno, é fundamental porque faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar, além de ajudá-lo a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a melhorar a capacidade de organização.
Para o professor, é uma atividade útil porque lhe permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las com atividades de reforço.
Para os pais, é uma maneira de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho.

Por isso, a lição de casa não deve ser vista apenas como uma obrigação, mas sim como uma parte fundamental dos estudos que, se for deixada de lado, pode comprometer o aprendizado.

O mais importante é mesmo acompanhar, saber se a lição está sendo feita ou se o filho está tendo problemas. Também é interessante incentivar o aprendizado. Se a criança está estudando os diferentes tipos de árvores, uma boa ideia é levá-la a um parque para observar a vegetação.

Quanto ao tempo de estudo vai depender da idade do aluno, até a metade do Ensino Fundamental II, o que equivale ao 7º ano, uma hora por dia é o suficiente. A partir do 8º ano, e principalmente, depois, no Ensino Médio, a quantidade de conteúdo aumenta e, então, o tempo ideal passa a ser de cerca de duas horas por dia. É importante que a lição não tome a tarde (ou manhã) inteira, pois as crianças precisam ter tempo pra brincar, praticar esportes, etc.
É muito importante também que os pais acompanhem, mas não façam a atividade pelo filho, assim não estarão ajudando e sim mascarando as dificuldades do estudante.

As crianças pequenas podem até ter lição de casa, mas elas não estão preparadas para completar exercícios e listas, muito menos dominar conteúdos pré-determinados.  Aqui as opiniões são bem divergentes sobre a necessidade de ter ou não atividade, alguns dizem que ela não é necessária pra crianças pequenas porque nessa idade elas podem aprender tudo que precisam na escola através de experiências lúdicas e da livre descoberta do mundo,  outros acreditam que a atividade de casa já pode ser aplicada, desde que compatível com a idade da criança e sirva mais pra ela se acostumar com o hábito de levar atividades pra casa.
A capacidade de concentração das crianças pequenas é limitada, por isso as atividades não devem ser diárias, devem ser rápidas (entre 10 e 20 minutos), e não sobrecarregar a criança. O prazo de entrega também deve ser razoável, para possibilitar que os pais acompanhem as crianças durante a realização da atividade.
As atividades, como pequenas pesquisas, desenhos e leituras de livros, também mantém o estímulo para que as crianças vivam em um ambiente que valoriza as brincadeiras e o imaginário infantil.

E vocês, o que  pensam sobre  isso?

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