segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Início do Ano letivo

Cada fase da vida de uma criança tem seus encantos e suas dificuldades. Falar as primeiras palavras vem do esforço de balbuciar sílabas inicialmente sem sentido; os passos iniciais não são dados antes de alguns tombos. Passar a conviver com os colegas no ambiente escolar é outro desses desafios. Talvez o maior enfrentado pela criança até então, porque ela terá que se distanciar dos pais, o que pode parecer ruim e ameaçador.
Então senhores pais, dominem a ansiedade. O ingresso da criança na escola pode até ser doloroso, mas é um grande aprendizado para todos. Depois de passar meses e até anos se dedicando exclusivamente ao bem estar do seu filho, é natural que distanciar-se dele, ainda que temporariamente, provoque dor. Pensar que ele vai sobreviver sem seu olhar atento parece pouco provável.
O desafio de começar a frequentar uma escola ou creche é enorme para ela e para você. Tenha em mente que colocar a criança na escola vai fazer bem pra você que terá tempo para cuidar de si ou voltar a trabalhar e para ela que vai crescer com a sabedoria. Conhecer e socializar com novas crianças e adultos é muito benéfico e faz parte do desenvolvimento infantil.
O choro na hora da separação é muito comum e não significa, necessariamente, que a criança não queira ficar na escola. Da mesma forma, a ausência de lágrimas não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação. A criança deve ser levada “caminhando” e ser entregue à professora, pois é sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido. Tentar confortá-la e reforçar que a escola é um lugar agradável, e as professoras serão amigas e muito carinhosas. 
A criança que percebe o sofrimento e a insegurança da mãe vai ter dificuldade pra se separar e se adaptar ao novo ambiente, além de sentir medo do abandono e insegurança. Afinal, por que ela está chorando se vem me buscar daqui a pouco? Portanto, controle seus sentimentos pelo bem maior. A grande superação desse temor se dará quando ela criar vínculos com a professora e com os colegas da escola. A criança transfere para a professora um pouco do amor e da confiança que deposita na mãe. Ou seja, a professora passa a ser uma continuidade da mãe. Nesse momento, a criança ficará na escola, sem problemas. 
O ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. É a construção de um espaço próprio, que marcará seu caminho futuro. Para os pais, esse também é um evento decisivo. É um momento de constatação de que o seu bebê está crescendo e se tornando menos dependente. 
Se ela já tem idade para entender, converse bastante sobre a escola antes de matriculá-la, sempre falando sobre o lado positivo e contando como primos ou irmãos mais velhos se divertem lá. Os pais devem explicar, com carinho, o que se faz na escola, se possível falando de como foi sua própria experiência. É esperado que a criança fique ansiosa e também temerosa nos primeiro dias de aula. Afinal, toda situação nova gera medo. Mas são os pais que, na maioria das vezes, não conseguem esconder suas preocupações. É nesse momento que ela observa atentamente a atitude dos pais na busca de alguma referência sobre como deve se comportar. Quanto mais tranquilos e naturais se mostrarem, melhor para ela.
Se seu filho vai pela primeira vez para a escola, não deixe para falar sobre o assunto apenas na véspera do início das aulas, vá preparando o terreno. Aproveite oportunidades que vêm da própria curiosidade da criança, que ouve falar da experiência dos amigos e familiares.

Como escolher a melhor escola:

Esteja bastante segura de que o lugar escolhido é o melhor possível. Na hora da escolha da instituição, procure marcar entrevistas com a diretora ou coordenadora, pergunte sobre a linha pedagógica, a metodologia de ensino, os sistemas de avaliação e as atividades em geral. Circule pelo espaço físico para verificar se ele é seguro e se oferece o que você espera. Se possível, entre em contato com outros pais de alunos da instituição para ouvir suas opiniões. Peça pra ver o recreio e observe como o professor se relaciona com os alunos, se está no meio delas, se brinca e se envolve com a turma. Especialmente na educação infantil.
Outro fator muito importante que deve ser levado em conta é a graduação  dos professores, se são formados na área em que lecionam e se a escola investe na sua capacitação contínua. E por último, quanto ao estímulo à criatividade, se as paredes da escola exibem desenhos, colagens e trabalhinhos realizados pelas crianças, se a resposta é sim, ponto para a
escola. Expor os trabalhos dos alunos é um sinal que a escola valoriza a criatividade dos pequenos desde a educação infantil. Esses são alguns fatores muito importantes para a escolha de uma boa instituição.  
  Convide a criança a conhecer a escola escolhida e participar de todas as etapas que antecedem sua entrada na escola, opinando sobre o uniforme e a compra do material. Ela pode ajudar, ainda, a encapar e etiquetar livros e cadernos, assim, vai se sentir comprometida.
No primeiro dia de aula é normal a criança estranhar o espaço, o grande número de pessoas e, principalmente, temer ficar sem os pais. Se uma pessoa da família puder ficar com a criança neste primeiro dia é ideal. Nos dias seguintes, a família deve trabalhar a permanência do pequeno sem a presença dos pais ou babá, procurando posicionar o mais distante possível da sala de aula a cada dia, para que ela vá se libertando da dependência gradativamente, mas esse processo deve respeitar o ritmo de cada criança.
Em seguida, converse com o seu filho e pergunte a ele como foram os primeiros dias de escola, as amizades que conquistou e o que aprendeu. Afinal, os pequenos precisam entender desde cedo que ir à escola é fundamental. 
Vamos dar atenção a um assunto que também é fundamental: as crianças que já estão na escola e por algum motivo, têm de mudar de instituição, também merecem uma atenção especial. A situação pode gerar ansiedade, independentemente do motivo da troca. Sempre que possível, escolha o período do início do ano para fazer essa troca. A turma é nova, em geral há mais alunos que também estão entrando na escola naquele momento e a chance de se enturmar é maior. E mais rapidamente ela desenvolverá o sentimento de pertencer àquele ambiente, tornando a experiência positiva.
Sempre lembrando que a criança tem direito a uma explicação sobre os motivos da mudança e sobre os benefícios que poderá obter na nova escola, sejam quais forem esses motivos. Converse com os profissionais do novo colégio, explicando os motivos da mudança. Peça ajuda a eles no acolhimento e na adaptação da criança, facilitando seu contato com os novos colegas.
Estas dicas serão bastante úteis para uma melhor adaptação da criança ao ambiente escolar e principalmente para o amadurecimento tanto da criança,
quanto dos pais. Feliz início de ano escolar, e que seus pequenos tenham uma educação cada dia melhor e mais proveitosa!

Marcela Rúbia Costa Santos Pinho
Psicopedagoga Clínica e Institucional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário