quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

9 passos de como impor limites aos filhos

Geralmente não gosto muito de fazer o post inteiro baseado em alguma reportagem ou pesquisa que gostei, sempre procuro ler o que duas/três ou mais profissionais falam sobre determinado assunto e unir isso a experiência pessoal, mas hoje não vai ter jeito, vai ser na "integra" mesmo porque gostei demais da entrevista e acho que agrada e "se encaixa" muito bem na vida de muitas mamães.
Diany Levy é terapeuta, mãe e avó, e fala sobre as atitudes que valem ou não a pena para se ter filhos disciplinados.
1. Nao explique demais 
"Quando pedimos para uma criança fazer algo ou para parar de fazê-lo, nosso habito é de seguir com uma grande explicação de porquê tal ação é necessária. Se nossos filhos não respondem a primeira explicação, pensamos que ela não teve apelo para eles (ou que eles simplesmente nao entenderam) e, então, gastamos tempo e energia em tentar convence-los novamente", explica Diane
Se a crianca nao entendeu porque esta sendo solicitada a fazer ou deixar de fazer algo, dificilmente ela será convencida com mais explicações, o que ela precisa entender é que tudo o que você faz é para o bem dela- e assim será até ela crescer. 
2. Não dê mais de um aviso
"Ao dar  varias chances e avisos, nós mostramos as crianças que não acreditamos naquilo que dizemos e que nao esperamos uma ação efetiva ate darmos muitos d muitos avisos" diz Diane. "A maioria das criancas entendem que enquanto os pais estão nesse "modo de aviso"  nada irá acontecer com elas, portanto, seja firme".
3. Nao adule
Você se pega usando frases como "se você arrumar seu quarto, ganha um chocolate" ou "faça toda lição e te dou um brinquedo" com freqüência? Pense melhor. "Quando os adultos se esforçam adulando e coagindo as criancas para que elas façam o que devem, isso significa que so os pais estão fazendo o trabalho duro enquanto os filhos esperam uma recompensa convincente o bastante para encoraja-los a começar uma tarefa que não é mais que a obrigação deles.
4. Não suborne
As criancas devem ser acostumadas as agir dentro de um senso de obrigação. "Se o único jeito de conseguirmos fazer com que as criancas façam o que mandamos é oferecendo algo, nos deixamos vulnerável a ter que pensar em maiores e melhores "mimo" com o tempo. Além disso, essa ação dá as nossas criancas a permissão de perguntar "o que você me dará se eu fizer isso?"-e esse não é um bom habito para se encorajar", resume Diana.
5. Nao ameace 
Ameaças funcionam com "se você fizer isso...então eu irei..." Diane explica que, assim, você abre um contrato e isso dá margem para a criança negar a oferta. "Aprendi essa lição muito cedo com o meu primeiro filho. Quando dizia " Robert, se você não guardar seus brinquedos agora, nao iremos ao parque essa tarde", ele apenas respondia "tudo bem". E eu ficava sem saber para onde ir" relembra.
"Outro problema em ameaçar é que, se você fala que irã fazer algo, é obrigado a cumprir isso. A maioria das ameaças que tem como objetivo persuadir a crianca a fazer o que foi pedido nos pune mais do que a elas". Explica Diane. E exemplifica:"os pais ameaçam: "se você nao fizer isso imediatamente, não verá mais TV pelos próximos três dias'. É mais provável que a vida de quem fique mais difícil com essa ameaça?. 
6. Nao Puna 
Segundo Diane, algumas criancas aprendem através de punições, mas muitas se tornam ressentidas, irritadas e se sentem tratadas de forma desleal. "Também, se usarmos a punição, nossos filhos podem simplesmente aprender como agüenta-las_e voltarem a fazer aquilo que tentamos evitar"afirma.
Mas se os pais deixarem de explicar, avisar, subornar, ameaçar e punir, o que eles podem fazer? Diane sugere uma estratégia simples, com 3 passos: peça, diga e aja.
7. Peça uma vez só
Diane recomenda que os pais simplesmente peçam o que deve ser feito e observe a resposta do filho. Isso dará a eles uma informação importante."Quando as crianças se negam a fazer o que foi pedido, eles usualmente expressam uma das três formas a seguir: "tristeza, irritação ou distanciamento, ensina ela.
A tristeza é simbolizada por chateação, "eles parecem ofendidos e dizem: 'porque eu?"'. Descreve. A irritação se manifesta em confronto. " eles discutem e acusam você de ser injusto com eles". O distanciamento é caracterizado por indiferença . "Eles ignoravam você, olham para o outro lado e continuam o que estavam fazendo"completa Diane."tudo isso significa que a crianca nao fará aquilo que pediu". Mas como reagir?

8. Diga de maneira enérgica 
"Vá ate seu filho_ isso pode ser um pouco difícil para os pais, pois significa que eles irão ter que parar o que estavam fazendo, levantar e ficar do lado da crianca", orienta Diana. Segundo ela, a presença próxima vale a pena. 'Uma vez que aparecemos perto da crianca, ela sabe que isso significa que ela terá que fazer o que lhe foi pedido'. 
Os pais devem falar baixo e olhar nos olhos de seus filhos.
9. Aja
Se seu filho não respondeu a nenhuma das anteriores, você precisa fazer algo."A coisa mais efetiva que você pode fazer é usar a 'distancia emocional' até que ele esteja pronto para fazer o que foi pedido". Aconselha Diane. "Pegue-o no colo ou pela mão e o leve para o quarto. Diga firmemente 'você é bem vindo para se juntar a família assim que estiver pronto para fazer o que pedi '. E deixe-o sozinho, completa. Lembre-se: o seu filho tem o poder de se reunir a família ao fazer o que lhe foi pedido. 
Quando as criancas são maiores - e tira-las do lugar é mais difícil - Diane recomenda que os pais apenas determinem consigo mesmo: " eu não farei nada até que ele esteja pronto para fazer aquilo que eu pedi". E continuem com o que estiverem fazendo, normalmente. "Quando a crianca aparecer com um pedido, você pode calmamente lembra-lá de que ficaria feliz em atende-lá, assim que ela fizer aquilo que foi estabelecido (e ignorado) anteriormente". Diz a autora.












Um comentário:

  1. Bacana suas dicas. Gostei muito.
    Obrigado por Compartilhar.
    http://www.fernandocoutinho.com.br

    ResponderExcluir