domingo, 17 de novembro de 2013

Sem pular etapas/alfabetização

E eis que chega o grande dia, e nasce aquele Ser tão ansiosamente aguardado. Quando o cordão umbilical é cortado as vidas se "separam" embora a ligação seja eterna. Até o primeiro ano de vida o bebê é extremamente dependente de seus pais, a partir daí já começa a perceber que consegue modificar o meio para obter o que deseja.
Chora, grita, emite diferentes sons e se faz notar, até que as pessoas ao seu redor entendam que o bebê está querendo alguma coisa, ele está se comunicando.
Alguns bebês caminham cedo, com 10/11 meses (aqui em casa os dois começaram a andar com 11) outros um pouco mais tarde, depois de 1 aninho, até 1 ano e meio. Mas enfim, isso é algo individual que pode até ser estimulado mas com calma e logo todos estão correndo pela casa e desbravando o mundo através de uma nova e importantíssima ferramenta.
Aos poucos eles aprendem a falar e com  o passar dos anos outras habilidades vão surgindo, e o que inicialmente era rasgar papel, fazer bolinha, riscar, rabiscar vai tomando forma e os corpos, objetos e coisas vão surgindo. Esse período de desenhar, pintar, vai durar alguns anos. Junto a isso estão historias contadas "mil" vezes e reproduzidas outras "mil", musicas e outras formas que elas encontram de extravasar suas emoções. 
Depois de algum tempo as crianças "percebem" que existe um desafio novo a ser alcançado e que com certeza irá, de alguma maneira, mudar suas vidas. Ler, escrever e interpretar, elas precisam ser alfabetizadas. 
Só que como as outras etapas citadas acima, essa também leva tempo para uns mais para outros menos. Mas como da mesma forma que a mamãe esperou pacientemente (embora ansiosa) seu bebê andar com 1 ano e dois meses, enquanto o filho da amiga andou aos 10 meses, a mãe também deve saber que seu filho poderá aprender a ler com 4 ou com ate 6 anos. Exceto as crianças que apresentam alguma particularidade em relação ao aprendizado que deve ser avaliada individualmente, todas as outras que estudam em escolas comprometidas irão ser alfabetizadas.
Não posso falar tecnicamente pois não tenho conhecimento para tal, falo como mãe mesmo e falo baseada no que leio e escuto de experiências particulares, como a minha. 
Algumas pessoas confundem a criança ler algumas palavras, até uma história como ser alabetizada, que é algo que envolve muitas outras coisas. Li outro dia numa reportagem de um pedagogo que ninguém escreve mais e melhor porque a escola puxou a alfabetização para os três anos, ao contrario, disse ele.
Confesso que até fiquei com um "pesinho" na consciência, pois tenho filha de três anos (3 e 1/2 precisamente) e que já está começando a juntar algumas sílabas. Mas depois de ver e ler outras coisas a respeito desencanei, porque sei que de maneira alguma forço a barra para isso e mesmo sendo comigo que ela aprende muito do que está aprendendo, sei que a responsabilidade da alfabetização é da escola e quando ensino nem é com essa intenção, é algo que acontece naturalmente dentro das nossas leituras (que para minha sorte ela ama) e brincadeiras. 
Teoricamente as crianças são alfabetizadas até os 6 anos e existem algumas dicas para pais e mães que querem garantir o sucesso desse processo: a boa e velha leitura (aqui, como já falei, acho que é o diferencial. Leio tudo que ela pede, desde nota de supermercado, jornais, gibis, receitas da pediatra até seus contos de fadas preferidos, claaaaro). Lembrar que elas começam aprender as letras de fôrma MAIÚSCULAS, depois letras de imprensa (dos livros), até finalmente, a letra cursiva. 
Quase todo brinquedo tem alguma letra impressa, o que já é uma boa hora de "treinar" a letrinha, no meio da brincadeira. Enfim, e como tudo na vida da mãe, paciência é fundamental. Lembrando que cada criança tem suas preferencias, com o Caio por exemplo, sei que não vou ter a mesma facilidade com a leitura que tenho com a Mel, já que com 1ano e 4 meses ele não demostra interesse e nessa idade ela já adorava. 
Mas tudo vale a pena, ensinando e aprendendo com eles! 
                                  
                                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário