quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dicas de brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses


Os bebês de 0 a 6 meses dormem a maior parte do tempo e geralmente, no tempo em que estão acordados, as mamães aproveitam pra limpa-los ou alimenta-los.... Mas podemos fazer algumas brincadeiras simples que vão ajudar no desenvolvimento do bebê e não precisaremos de mais do que alguns minutos, pois os bebês não se concentram em uma atividade por muito tempo...

O ideal é esperar um momento de tranquilidade, quando o  bebê já está limpo e alimentado.

 - Fazer caretas: Segure o bebê cerca de 20-25 cm do seu rosto (distância ideal pra que ele tenha foco) e mexa exageradamente com a boca e com olhos. Bebês adoram olhar rostos e a tendência é que eles tentem imitar os movimentos. Depois que seu bebê começar a sorrir (de inicio desajeitadamente, depois ele começa a sorrir pra todo mundo) tente sorrir sempre pra ele e observe ele sorrir de volta... Essa brincadeira estimula que o bebê observe as variações de expressões e aprenda a nteragir socialmente.
- Observar - Pendure algum objeto onde seu filho possa observar, no seguinte mude o objeto. Nos primeiro mês dê preferencia a objetos ou mobiles preto e branco e depois passe pra os coloridos. O bebê vai ficar olhando por poucos minutos antes de se irritar e sua disposição pra observar pode mudar de um dia pra o outro. Essa brincadeira pode ajudar a fortalecer os músculos oculares, bem como os músculos do pescoço.

- Conversar com o bebê - Conversar com o bebê é muito benéfico e vale a pena estimular esse hábito. Quando estiver trocando seu bebê, por exemplo, vá falando com ele, descrevendo o que está fazendo, deixando que ele veja sua boca movimentar.... Os bebês costumam se acalmar só de ouvir a voz da mãe. Com o tempo eles vão aprender a reconhecer as pessoas próximas pela voz, além de que ouvir você falar é fundamental pra o aprendizado da linguagem dele, pois ele começa a tentar emitir sons por imitação.

- Brincar de bruços - A partir de duas semanas você pode colocar o bebê de bruços pra brincar. Ele vai levantar a cabeça brevemente -  o que é bom pra fortalecer os músculos -  e você pode estimula-lo colocando brinquedos coloridos na frente dele. Você também pode usar espelhos, imagens de rostos, tabuleiros de xadrez, etc. Inicialmente o bebê vai ficar poucos minutos nessa posição, mas depois vai acostumando e ficando mais...

- Ouvir Músicas - Inúmeros estudos mostram que ouvir música clássica pode ser benéfico pra os bebês. Ele vai adorar também se você segurá-lo e dançar valsa com ele pelo quarto. Os momentos de música com o bebê devem ser curtos e objetivos.

- Passeios - Para os bebês pequenos qualquer ambiente novo parecerá fascinante. Você pode inclui-lo em passeios cotidianos e ver como ele prestará atenção a tudo que está ao redor. Independente do lugar, faça curtos para que ele não se sinta cansado ou entediado.

- Fantoches de mão - Por volta dos 4 meses de idade seu bebê descobrirá as mãos e começará a brincar com elas. Você pode então fazer luvas especiais pra ele. Corte a ponta de um par de meias coloridas ou de luvas que separam os quatro dedos do bebê juntos, de modo que o bebê veja os dedos quando estiver com elas. Costure bem alguns sininhos em volta do pulso, eles farão barulho quando o bebê mexer as mãos e os braços e ele achará muito divertido.


- Treinando o tato - Os bebês nascem com um bom sentido de toque, então aproveite isso ao máximo e junte diferentes tecidos, como cetim, veludo, algodão e lã, couro sintéticos. Passe-os gentimente nas mãos de bebê, ajude-o a segurá-los ou acaricie as bochechas dele com os tecidos. Você também pode dar ao bebê um brinquedo macio de pelúcia ou um livro de capa dura com ilustrações texturizadas.
- Exercícios com as pernas - Faça "bicicleta" nas pernas dele durante um ou dois minutos, segurando-o levemente pelos tornozelos ou pés. Você também pode fazer "pernas de tesourinha" sem estica-las demais. Isso irá ajudar no desenvolvimento muscular e melhorar a habilidade motora.
- Exercitando o bebê - A partir dos dois meses, os bebês já conseguem segurar objetos de propósito, e começarão a esticar o braço e bater nas coisas. Então é uma boa idade pra dar brinquedos bem coloridos de plástico e que fazem barulho. Tapetes divertidos, com vários brinquedos pendurados em um arco, os quais ele pode alcançar. Essa brincadeira melhora a coordenação entre mãos e olhos e a noção de causa e efeito.
- Troca de fraldas divertida - É difícil achar tempo pra brincar com o bebê nos primeiros meses, mas você pode aproveitar a hora de troca de fraldas pra brincar com seu filho. Faça barulho com a oca na barriga dele, cantarole uma canção, faça cócegas nos pés. Você pode colocar um espelho perto do trocador para que o bebê se divirta olhando o próprio rosto.
- Brincar com o rosto da mamãe - Depois dos 3 meses o bebê já vai conseguir agarrar um brinquedo que ele adora: seu rosto. Ele vai se divertir enquanto pega seu nariz, boca, orelhas (cuidado com brincos). Encha as bochechas de ar e ensine-o a esvazia-las com a mãos, fazendo barulho.

- Conversa com a mamãe - A partir dos 3 meses, os bebês começam realmente a usar a voz para fazer outros sons além de chorar, e, depois dos 4 meses, passam a emitir sons quando falamos com eles. Repita alguns sons que ele fizer para encoraja-lo a "falar" mais. Procure conversar e "responder" ao bebê, isso irá incitar o bebê a usar a voz e ajudar no desenvolvimento da linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário