A lição de casa é importante para pais, alunos e professores.
Para o aluno, é fundamental porque faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar, além de ajudá-lo a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a melhorar a capacidade de organização.
Para o professor, é uma atividade útil porque lhe permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las com atividades de reforço.
Para os pais, é uma maneira de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho.
Por isso, a lição de casa não deve ser vista apenas como uma obrigação, mas sim como uma parte fundamental dos estudos que, se for deixada de lado, pode comprometer o aprendizado.
O mais importante é mesmo acompanhar, saber se a lição está sendo feita ou se o filho está tendo problemas. Também é interessante incentivar o aprendizado. Se a criança está estudando os diferentes tipos de árvores, uma boa ideia é levá-la a um parque para observar a vegetação.
Quanto ao tempo de estudo vai depender da idade do aluno, até a metade do Ensino Fundamental II, o que equivale ao 7º ano, uma hora por dia é o suficiente. A partir do 8º ano, e principalmente, depois, no Ensino Médio, a quantidade de conteúdo aumenta e, então, o tempo ideal passa a ser de cerca de duas horas por dia. É importante que a lição não tome a tarde (ou manhã) inteira, pois as crianças precisam ter tempo pra brincar, praticar esportes, etc.
É muito importante também que os pais acompanhem, mas não façam a atividade pelo filho, assim não estarão ajudando e sim mascarando as dificuldades do estudante.
As crianças pequenas podem até ter lição de casa, mas elas não estão preparadas para completar exercícios e listas, muito menos dominar conteúdos pré-determinados. Aqui as opiniões são bem divergentes sobre a necessidade de ter ou não atividade, alguns dizem que ela não é necessária pra crianças pequenas porque nessa idade elas podem aprender tudo que precisam na escola através de experiências lúdicas e da livre descoberta do mundo, outros acreditam que a atividade de casa já pode ser aplicada, desde que compatível com a idade da criança e sirva mais pra ela se acostumar com o hábito de levar atividades pra casa.
A capacidade de concentração das crianças pequenas é limitada, por isso as atividades não devem ser diárias, devem ser rápidas (entre 10 e 20 minutos), e não sobrecarregar a criança. O prazo de entrega também deve ser razoável, para possibilitar que os pais acompanhem as crianças durante a realização da atividade.
As atividades, como pequenas pesquisas, desenhos e leituras de livros, também mantém o estímulo para que as crianças vivam em um ambiente que valoriza as brincadeiras e o imaginário infantil.
E vocês, o que pensam sobre isso?