Embora não consigo, nem de longe, ouvir a quantidade de música que gostaria, acho maravilhoso escutá-las, sejam as velhinhas que nos levam lá pra nosso passado, sejam as novas que nos faz cantar alto, sejam aquelas que nos arrepiam por nos fazer lembrar de algo especial, músicas alegres, tristes, nostálgicas, dançantes, lentas, até aquelas que não gostamos mas que parece que por isso aprendemos rapidinho a letra que fica tocando na nossa cabeça mesmo quando a gente não quer, enfim, música é bom demais.
E quando estamos gestantes, onde nossas emoções estão "a flor da pele" ...qualquer música mais "melosa" dá vontade de chorar. O que é super interessante é que não é sem motivos esse gosto pela música que temos, especialistas afirmam que a música ouvida pelas mães pode influenciar os bebês e que ouvir músicas pode acalmar o bebê e aumentar o vínculo entre mãe e filho.
A voz da mãe e as músicas cantadas por ela são os primeiros registros de muitos tipos de som que a criança aprenderá a identificar e a reproduzir ao longo da vida.
A audição é o primeiro sentido a despertar no feto e os sons podem ser percebidos entre a 20 e a 21 semana de gestação, a partir deste período recomenda-se que a mãe converse e cante para seu bebê.
Um estudo realizado na China, indicou que as gestantes que escutaram trinta minutos de músicas todos os dias durante duas semanas reduziram muito os sintomas de depressão, estresse e ansiedade em comparado as gestantes que não ouviram musicas.
Mas daí nos perguntamos, é qualquer musica ou existe um tipo de música ideal? a resposta é sim. O ideal é que sejam músicas calmas e sem grandes discrepâncias de som e que possam transmitir a sensação de bem estar da mãe para seu bebê. Mas o mais importante é que as grávidas devem escutar música pelo prazer e não só porque "dizem" que faz bem, se não tiver prazer não haverá benefícios.
Para os pequenos, também acho importante que eles aprendam a gostar de boa música desde cedo e para que vocês possam curtir juntos esses bons momentos.
Selecionei alguns álbuns que adoro, cantei e canto muito para as minhas crianças e acho super bacana para as futuras mamaes, as mamães e os pequenos.
1. Chico & Vinicius para Crianças
Gravadora: Universal Music
Coletânea de músicas infantis compostas pelos poetas Chico Buarque & Vinicius de Moraes interpretadas por Os Trapalhões, Toquinho, MPB-4, Os Saltimbancos, Fagner, Boca Livre, Lucinha Lins, Nara Leão, Walter Franco, além de Chico e Vinicius. O álbum traz diversão e entretenimento com qualidade para os pequenos.
2. Toquinho no Mundo da Criança
Gravadora: Universal Music
Ele simplesmente arrasa. Fez seu primeiro álbum voltado para as crianças na década de 80 e de lá pra cá não parou mais. De muito bom gosto as músicas desse CD/DVD são muito legais para as crianças.
3. Adriana Partimpim 2
Gravadora: Sony Music
Depois do primeiro álbum para crianças Adriana tomou gosto e em 2009 lançou o segundo. Tem musicas que gosto muito como "oito anos", lig-lig-lig-lê, formiga bossa nova...
4. Arca de Noé 1 e 2 Vinicius de Moraes
Super antigo mas assim como o "dono" do álbum é algo atemporal, musicas sempre e sempre lindas.
5. "Musica de Brinquedo" Pato Fu
Eu não curto muito música instrumental :( sei que muita gente adora e admiro, mas gosto muuuito mais de musica com letra (questão de gosto, as criancas daqui, nem sei porque rsrs, também não curtem muito) mas como adoro o Pato Fu e esse álbum mesmo sendo só instrumental achei bem legal e diferente porque o disco é gravado apenas com instrumentos infantis. As melodias não são de musicas novas por isso são bem marcantes.
Não posso deixar de lado a Sandra e o Paulo, seria injusto pois acho muito lindos os discos da "Palavra Cantada" para crianças. E por ultimo, mas não menos importante, destaco o Arnaldo Antunes com seu " Projeto Pequeno Cidadão".
Enfim, existe muita coisa boa para mamães e crianças escutarem, essas são apenas algumas opções. O importante é gostar de ouvir música. Aqui em casa dá pra ver que gostamos ;)
Encerro o post com a música que pra mim tem a letra mais linda de todas quando eu penso neles, nos meus filhos.
Vieste - Ivan Lins
Vieste na hora exata
Com ares de festa
E luas de prata
Vieste com encantos
Vieste com beijos silvestres
Colhidos pra mim
Vieste como a natureza
Com mãos camponesas
Plantadas em mim
Vieste com a cara e a coragem
Com malas, viagens pra dentro de mim
Meu amor
Vieste a hora e a tempo
Soltando meus barcos
E velas ao vento
Vieste me dando o alento
Me olhando por dentro
Velando por mim
Vieste de olhos fechados
Num dia marcado
Sagrado pra mim
Vieste com a cara e a coragem
Com malas, viagens
Pra dentro de mim
Meu amor...
E o Cacá que diga a importância das músicas , não pode ouvir uma que já esta dançando! Lindo! Adorei o post!Karlla
ResponderExcluir