segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sobre ser mãe de uma criança alérgica

Quando recebi o convite da Sandra para fazer uma postagem especial sobre o tema, topei na hora, mas confesso que foi me dando um medinho. Não sou tão boa com as palavras, mas vou tentar. Vamos lá...

Um pouco sobre a nossa história

 Me chamo Kelly Rocha. Sou mãe da Letícia (4 anos e 6 meses) e da Luísa (2 anos e 11 meses).
Letícia tinha alergia à soja e, até hoje, não sabemos se teve aplv (alergia as proteínas do leite de vaca), mas, se teve, curou na “marra”. Ficou curada da alergia a soja depois de 1 ano de dieta de restrição.
Luísa apresentou sintomas de aplv desde a maternidade, mas só recebemos o diagnóstico quando ela tinha 9 meses. E, junto com o diagnóstico de aplv, ficamos sabendo que ela tinha alergia a ovo, trigo, banana, soja, tomate, manga, mamão, morango, acerola, peixe, látex e kiwi. E também genético positivo (HLA DQ8) para doença celíaca.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vamos fazer nossos próprios brinquedos?


Que brincar é a atividade preferida da criançada todo mundo já sabe, e nós mães, adoramos ver quando eles estão imersos numa brincadeira e se divertindo muito. Mas imagine só que delícia seria construir os próprios brinquedos (ou alguns deles) e o mais legal, com a participação de crianças e mamães.

O post de hoje traz algumas opções de brinquedos que podem ser feitos pela própria criança com a ajuda de um adulto. E ainda exemplos de brinquedos feitos com material reciclado, onde além de brincar você estará também educando, e ajudando seu filho a perceber que nem tudo que jogamos no lixo é realmente lixo, algumas coisas podem e devem ser reaproveitadas.


Esse lindo barquinho foi feito com uma caixinha de suco vazia, palitinho de churrasco, papel e durex colorido. E fica uma gracinha.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A importância da rotina na vida da criança



É importante implementar uma rotina na vida das crianças desde muito novinhos, pois ela passa segurança para a criança. As vezes a própria palavra "rotina" pode nos remeter a algo chato e enfadonho, mas na verdade ela facilita nossa vida e nos guia no dia a dia.

Imagina acordar e não saber como será o dia?? Não fica bem mais fácil quando temos uma programação? Acordar - se arrumar - Trabalhar - Almoçar - brincar com as crianças - Jantar - dormir....

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A música, a mãe e as crianças.

       Hoje vamos falar sobre um assunto que adoro e sei que a maioria das pessoas também, música!
       Embora não consigo, nem de longe, ouvir a quantidade de música que gostaria, acho maravilhoso escutá-las, sejam as velhinhas que nos levam lá pra nosso passado, sejam as novas que nos faz cantar alto, sejam aquelas que nos arrepiam por nos fazer lembrar de algo especial, músicas alegres, tristes, nostálgicas, dançantes, lentas, até aquelas que não gostamos mas que parece que por isso aprendemos rapidinho a letra que fica tocando na nossa cabeça mesmo quando a gente não quer, enfim, música é bom demais.
       E quando estamos gestantes, onde nossas emoções estão "a flor da pele" ...qualquer música mais "melosa" dá vontade de chorar. O que é super interessante é que não é sem motivos esse gosto pela música que temos, especialistas afirmam que a música ouvida pelas mães pode influenciar os bebês e que ouvir músicas pode acalmar o bebê e aumentar o vínculo entre mãe e filho.

Dicas de compras para as mamães



As vezes vemos produtos bem interresantes pra facilitar a vida das mamães.. Algumas vezes copramos outras ficamos só na vontade!! Vou colocar aqui algumas coisas que vejo por ai e vou colocando na minha lista... Não são essenciais, mas que dá vontade de ter, isso dá!!!

Primeiro temos os Bibsters - disposable bibs - que são babadores descartáveis da pamper´s!!! Eles mantém a roupa limpa e seca, possuem bolso frontal pega migalhas perdidas e são descartáveis e absorventes. Ótimos pra usar em viagens e não precisar ficar lavando nem carregando os babadores que nossos pequenos deixam todo sujo ao comer!!!


terça-feira, 17 de setembro de 2013

10 coisas que só quem é mãe entende e 5 coisas que quem ainda não é mãe deveria entender!


Hoje ao viver mais uma situação no mínimo inusitada com meu filhote, pensei na hora que tem coisas na vida que só quem tem filho pode saber. Daí resolvi compartilhar algumas delas (vividas por mim) com vocês.
## 1. Quanto mais bonita a roupa, maior a probabilidade do bebê vomitar nela.
## 2. Com filhos pequenos, banhos que duram mais que cinco minutos, e dormir uma noite inteira -sem interrupções- são coisas que nenhum dinheiro compra.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dicas pra fazer Festa de aniversário na escola

Já está pensando em como comemorar o aniversário do seu filho? Fazer uma festinha na escola é uma boa opção pra quem quer fazer algo pequeno e sem gastar muito.
O inconveniente é que muitas escolas só permitem a entrada dos pais e irmãos da criança e temos que deixar algumas pessoas importantes de fora.
Se escolher essa opção a primeira medida é procurar saber o que a escola permite e o que proíbe. E procurar saber também se a festinha pode ser no próprio dia do aniversário ou se existe um dia pré-determinado pra comemorar os aniversariantes do mês. (Na escola da Bia é assim.)
 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Programas legais após a maternidade.

Dia desses uma amiga (que está grávida do segundo baby) perguntou sobre como era dar conta de dois se ela as vezes já ficava louquinha só com um. Minha resposta girou em torno da primeira coisa que sempre vem na minha cabeça quando falo sobre filhos, que é a mudança na rotina.
Quando engravidamos, ou melhor, quando pensamos em engravidar e falamos isso para as pessoas é quase inevitável escutar de alguém "se prepare que sua vida vai mudar para sempre" ou "então aproveite logo agora, porque depois não conseguira fazer um monte de coisas" ou até "que bom, também estou criando coragem!" E o pior que por mais exageradas que pareçam algumas colocações a verdade é que de fato a vida muda muito, para algumas pessoas mais, para outras menos, mas que muda muda e de maneira irreversível.

Resultado do sorteio hidratante!!!!!

Divulgação do resultado do sorteio hidratante

E sorteada foi: Renata!!!!! Reandres78@gmail.com
Parabéns!!! Entre em contato conosco através da página de contato do blog enviando seu endereço pra que possamos postar o brinde pra você!!!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Como estimular o desenvolvimento dos nossos filhos

Acho super importante estimular nossos filhos pra que tenham um bom desenvolvimento, tanto físico como intelectual e existem maneiras simples e eficiente que nós, pais, podemos fazer (e muitas vezes já fazemos, até mesmo sem saber...) pra ajudar a estimular esse desenvolvimento...
Os estímulos podem ocorrer da forma mais variada possível: desde o simples toque no bebê recém-nascido até brincadeiras e atividades mais complexas e desafiadoras a partir dos seis ou sete anos.
A criança quando estimulada se torna mais ativa, dinâmica, criativa, emocionalmente equilibrada e saudável, e passa a realizar melhor as atividades propostas, a encontrar soluções e a apresentar uma boa socialização.

Mas, veja bem: é pra estimular, não pra massacrar com várias atividades estressantes. Lembre-se que a quantidade de estímulos deve respeitar o crescimento, o desenvolvimento, a capacidade, o interesse e as possibilidades da criança, usando como indicador sua faixa etária. A criança aprende, descobre e inventa, através da ação.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Acabou a licença maternidade??? Voltando ao trabalho

A volta ao trabalho, após a licença-maternidade,  costuma ser sempre sofrida para as mamães. Algumas sentem mais, outras menos, mas o momento é dificil pra maioria das mães e, podem ter certeza, nós sofremos mais que os pequenos.
Algumas mães conseguem se afastar do trabalho por um tempo, outras conseguem reduzir a jornada de trabalho, mas (acredito eu) a maioria precisa voltar ao batente tão logo o tempo da licença acabe...
Eu, como autônoma, só tive direito aos 4 meses (120 dias) de licença, mas hoje em dia algumas empresas possibilitam que as mães tirem 6 meses (programa Empresa Cidadã - do governo Federal) e algumas ainda conseguem juntar as férias, ficando 7 meses com o bebê em casa... Essa última é perfeita, pois permite que a mãe amamente exclusivo e ainda inicie a introdução alimentar antes de retornar ao trabalho.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A importância do café da manhã para as crianças.

Que o café da manhã é a refeição mais importante do dia todo mundo já sabe, nunca esqueço do que escutei um dia, que para viver bem e mais devemos ter um "café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo. Deixando de lado a brincadeira, acho é bem isso mesmo. O que muita gente não sabe é que o café da manhã não é só importante para nós adultos, mas também é importantíssimo para os pequenos.
De acordo com a revista crescer (que adoro!) , um estudo feito com mais de mil crianças chinesas reafirmam a importância da primeira refeição do dia e concluem que crianças que tomam café da manhã regularmente são mais inteligentes. Claro, que não basta isso né, esses estudos envolvem inúmeras variáveis e não podemos entender tudo literalmente, mas não existem mais dúvidas para pediatras, nutrólogos e nutricionistas que uma boa refeição pela manhã garante um melhor desempenho nas funções escolares e mais disposição para brincadeiras.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

SORTEIO II - Hidratante!!!!

Que tal ganhar um hidratante Cocoa Butter da palmer´s????

Você concorre a um hidratante pra gestante ou pra usar depois do parto.
O sorteio será realizado no dia 12/09/13.

Para participar basta preencher os dados no formulário abaixo e curtir nossa pagina no Facebook (http://facebook.com/Dicasdemaepramae)


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O que levar na mala da maternidade???


Barriga Crescendo, o dia se aproximando e chega a hora de arrumar a mala pra levar para a maternidade. Muitas amigas me pediram e aqui vai o post sobre o que é preciso  levar na mala do bebê:
Minha mãe fez pra mim sacolinhas (que você também encontra pra vender prontas), e dentro delas montei "kits" pra ele vestir... optei por levar assim pra não ter que ficar procurando, escolhendo e combinando roupinhas no pós-parto... Em cada kit eu coloquei uma roupinha (conjuntinho pagão, macacão...), um par de luvas e uma meia/sapatinho, uma fralda descartável RN, e dois lençóis (um pra forrar o bercinho e um pra cobrir o bebê). Eu levei 5 kits de roupas. Em um kit coloquei a roupinha de sair da maternidade... Marquei os kits numerados na ordem q eu gostaria que fossem utilizados, tudo pra facilitar quem ia me ajudar e ficar do jeitinho que eu queria..