segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Estresse Infantil: principais causas e consequências

Muitas mamães e papais querem fazer o máximo para deixar seus filhos prontos pra um mundo cada vez mais competitivo, e acabam sobrecarregando as crianças sem pensar que o excesso de atividades e de cobranças pode fazer a criança sofrer com estresse. Incentivar a criançada a se dedicar a algo é positivo, mas temos que tomar cuidado para não exagerar. O psiquiatra Marisol Sendin ensina como identificar o problema e evitar que ele provoque estragos. E lembre-se: criança precisa ter tempo para brincar e para fazer nada também!
Principais prejuízos do estresse à saúde
· Ganho ou perda de peso.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Gramado com as crianças!

Em novembro viajamos para Gramado só os quatro, pela primeira vez. Quando programamos a viagem sabíamos que não seria "tão fácil" e descomplicado os dias durante nosso passeio e fomos certos que se a viagem era com eles, seria para eles e iríamos fazer os programas que fossem bons para eles e ponto.
A viagem foi maravilhosa rimos muito (muitas vezes pra não chorar rsrsrsr), mas voltei com mais certeza ainda do que já achava antes, que me desculpem as mamães que dizem que dá pra viajar com criança pequena tranquilo, que da pra fazer tudo, é só se organizar. Pois bem, me organizei muito bem e discordo muito disso aí. Pra mim (opinião total pessoal) tudo depende muito da idade e da personalidade da criança, a Mel por exemplo, com 3 1/2 anos foi super bem, passou "no teste". exceto as limitações normais de uma  criança dessa idade e as birras que não podem faltar ela foi bem.  Agora o Caio...com seus 1ano e quatro meses, energia de "biotônico Fontoura", e sem noção total, nos deu muito trabalho. Ao ponto de na única noite que saímos (depois de uma super logística pra eles dormirem a tarde pra conseguirem agüentar uma pouco a noite, já que eles dormem muito cedo) pra ver a cidade iluminada (linda por sinal) e jantarmos, tivemos que pedir o jantar pra viagem, porque ele não  parava um segundo e ficamos até com vergonha das pessoas das mesas ao lado kkkk.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Vamos contar histórias???

Antes mesmo da criança entrar na fase do letramento, de aprender a ler e a escrever formalmente, é essencial que ela tenha contato com histórias e narrações criativas. Ouvir, recontar, reproduzir, imitar... Ações essenciais ao desenvolvimento dos pequenos.
Os pais que contam histórias aos filhos favorecem a imaginação criadora dessa criança que está em formação.
 As histórias podem fazer parte da rotina de 2 maneiras: Leitura e contação. Além de proporcionar aos pequenos o contaro com o mundo dos livros, os momentos de leitura os levam a compreender que a escrita é uma maneira de fixar o texto. A contação, por sua vez, explicita o valor da cultura oral.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O que é virose e como proceder quando seu filho está doente


Toda mãe já ouviu ou vai ouvir algum médico falar: É virose!!!!!

Mas afinal, o que é essa tal virose? Segundo especialistas, trata-se de um grupo de doenças causadas por vírus, cujos sintomas mais comuns são justamente a febre, a falta de apetite, o abatimento – ou prostração, como costumam dizer –, irritabilidade, dores de cabeça e no corpo todo, vômitos, espirros, coriza, tosse e, em alguns casos, até mesmo diarreia e feridas na boca e na pele – incômodos que podem aparecer isoladamente ou combinados e que variam conforme os vírus causadores e do órgão ou sistema atingidos.
Os vírus mais comuns são:

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Atitudes que estimulam e inibem a criatividade da criança


"Aprender é o jogo mais importante e divertido da vida. Todas as crianças nascem acreditando nisso e continuarão acreditando até que as convençamos que aprender é uma tarefa extremamente difícil e desagradável"    Glenn Doman
O desenvolvimento físico, mental e psicológico do ser humano acontece na infancia. Por isso é tão importante nessa fase deixar que a criança crie historias, invente brincadeiras, desenvolva brinquedos ou mecanismos para se divertir, leiam, desenhe...pois tudo ajuda a desenvolver sua capacidade de escolha, ajudando-a a ser tornar autônomo e capaz de enfrentar desafios. É nesse momento que entra a importância das atitudes dos pais apresentando estímulos capazes de abrir porta a criatividade
De acordo com o psicólogo Glenn Doman, um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento continuo da criança é a rejeição as suas manifestações criativas. Os seja, para ele cada vez que a criança mostra uma coisa nova que aprendeu está com a mente pronta pra receber um elogio capaz de estimula-lá ainda mais, quando não há o elogio a crianca entende que seu esforço foi "em vão" e isso afeta sua auto estima.